Pplware

Condução autónoma: Saiba como vê um carro

O caminho para a condução autónoma tem vindo a ser traçado por várias empresas do segmento automóvel. O conjunto de tecnologias a adoptar têm sofrido várias evoluções com o objetivo de garantir a maior segurança e transparência.

Mas como é que um carro autónomo “vê” a estrada?


A Civil Maps lançou recentemente um vídeo onde mostra como um carro autónomo usa a sua tecnologia para “navegar” na estrada. O vídeo descreve como um automóvel, usando todos os seus sensores e a informação disponível, processa esses dados.

Civil Maps, a empresa de tecnologia de mapas HD apoiada pela Ford, criou o vídeo, que também mostra como os detalhados mapas 3D são combinados com os dados dos sensores de radar, câmaras óticas e outros equipamentos que os veículos possuem para ajudar o veículo a compreender e a analisar a estrada e o meio.

Anuj Gupta, responsável de produto da civil Maps, explica que a sua tecnologia consiste na localização de outros veículos através de 6 eixos, sendo 3 de movimento e 3 de rotação.

A localização em 6D permite que o mapa 3D seja projetado no campo de visão dos vários sensores, como LIDARs, câmaras e radares. Ao utilizar as rotinas de localização do Civil Maps o veículo recebe uma camada adicional de informações permitindo decisões mais inteligentes e seguras. Com a localização e orientação em 6D, o veículo não necessita de recorrer aos sensores para perceber o ambiente.

Este sistema resulta numa economia para os fabricantes automóveis que poderão cria um melhor equilíbrio na quantidade de sensores que são necessários para que um carro autónomo circule com segurança.

O vídeo também mostra o carro usando a tecnologia de mapeamento e localização em velocidades relativamente altas, até 113 km/h em auto-estrada, proporcionando um caso bastante convincente para a tecnologia.

Exit mobile version