Pplware

Vamos mandar a ASAE para a China!!!

Fico sempre com a ideia que o trabalho das equipas de inspecção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica funciona. Pelo menos agora fala-se disso, a pirataria em especial anda debaixo de olho.

Na continuidade deste tema, embora parecendo que nada tem a ver, lembro a peripécia que aconteceu ao Bill Gates na semana passada quando promovia o seu software por terras da grande muralha. Está o senhor a entregar software seu como prémio, a esforçados estudantes diga-se, quando irrompe palco dentro um meliante de cartaz em punho gritando e mostrando uma ideia “mitológica” (pelo menos lá).

Bom, até seria interessante estarmos aqui a trocar uns galhardetes com o Bill se não fosse a China o exemplo real do software com licença CPQSPSDB (comprar para quê se posso sacar de borla).

A Microsoft gastou na China milhões de dólares a publicitar a nova geração do seu sistema operativo, o Windows Vista. Este foi mesmo considerado, por empresas de consultadoria chinesas, como o SO que teria maior penetração no mercado oriental. No entanto 2 semanas após o lançamento (19 Jan a 2 Feb) a Microsoft só havia conseguido vender 244 cópias do seu Windows Vista. Parece impossível!!!

Isto pelas mãos da Microsoft de forma legal claro está, pois o país é um dos maiores utilizadores de software da Microsoft; nas ruas pode adquirir uma cópia do Vista por apenas 1 dólar. Simples não acham? Embaladinho, bonitinho tudo por um dólar, estamos a falar de 0.73 cêntimos, um café!!!

Vingaria lá o Open Source? Não me parece, este perdia a graça pelo facto de não ser proibido, do tipo contra o regime, da luta ideológica…. Não me parece que vingue a ideia do Open Source em terras de Mao Tsé-tung mas…

“Faz favor, era uma nata, um café e o vista… aqui tem euro e meio”

Obrigado Isaque Marques pela informação.

Exit mobile version