Pplware

Vamos conhecer a câmara para o Raspberry Pi

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

No seguimento da nossa colaboração com a INMotion e depois de termos apresentado uma lista de componentes essenciais e também opcionais, hoje damos-lhe a conhecer uma novidade: Uma mini câmara para o Pi.

O Raspberry Pi  é sem duvida um excelente equipamento que pode ser usado nos mais diversos cenários, para os mais variados objectivos. Recentemente a element14 disponibilizou no mercado uma  mini câmara para o Pi que dota o mini PC de “visão”, podendo assim captar o ambiente que o rodeia.

Tendo o PI acoplada uma câmara,  haverá certamente quem dará asas à imaginação e desenvolverá projectos para tirar deste add-on para o PI (ex. Um sistema de videovigilância para fogos? Um sistema de monitorização para a agricultura…etc etc).

A mini câmara tem como dimensões 25mm x 20mm x 9mm e pesa cerca de 3g.

A ligação ao PI é feita através de um cabo de fita (15 Pin Ribbon Cable), que ao processador BCM2835, através da interface CSI – Camera Serial Interface (que foi implementada especificamente para interface com câmara, uma vez que oferece elevadas taxas de transferência de dados).

A  câmara tem um resolução nativa de 5 Megapixel e permite tirar imagens de 2592 x 1944 pixels de resolução ou gravar vídeo a 1080p30, 720p60 e 640x480p60/90 vídeo. A câmara é suportada pela ultima versão do RaspbianOS.

Resumo das características:

A câmara para o Raspberry Pi  custa aproximadamente 25 € – ver aqui e abre um novo leque de ideias. Num próximo artigo iremos ensinar a configurar a câmara no Raspberry Pi e a capturar vídeo e imagens. Estejam atentos.


Homepage: Raspberry Pi Camera Board

Exit mobile version