Pplware

Vamos apetrechar o poderosíssimo Debian 7.0 “Wheezy”

O Debian 7.0 “Wheezy”  foi disponibilizado recentemente, e inclui funcionalidades muitos interessantes, direcionadas para as cloud privadas, melhorias no instalador, suporte melhorado à reprodução de conteúdos multimédia e suporte para multiarch. Ainda não instalou? O Pplware disponibiliza aqui um guia.

Como sabemos, o Debian 7.0 “Wheezy” não é tão user-friendly como qualquer Ubuntu (o que em muitas situações é uma vantagem) e nesse sentido requer mais intervenção por parte do utilizador.

Hoje deixamos algumas dicas para que pretender afinar o Debian 7.0 “Wheezy”.

Para a instalação do software e modificações no sistema que vamos indicar e , é necessário que esteja com superuser. Para isso, deverá abrir a consola e escrever:

su

e em seguida introduzir a password associada ao utilizador root (criada durante o processo de instalação)

Actualização dos repositórios

Quando instalamos o Debian 7.0 “Wheezy” e em seguida vamos instalar software verificamos que é necessário actualizar os repositórios do sistema.

Para isso, vamos editar o ficheiro /etc/apt/sources.list e inserir a seguinte lista de repositórios

deb http://ftp.debian.org/debian testing main contrib non-free
deb http://ftp.debian.org/debian/ wheezy-updates main contrib non-free
deb http://security.debian.org/ wheezy/updates main contrib non-free

Depois de adicionados os repositórios, grave a informação do ficheiro e no terminal proceda à actualização usando os seguintes comandos:

apt-get update
apt-get upgrade

Deverá proceder à actualização dos pacotes disponibilizados.

Depois da actualização dos repositórios e  do sistema, já pode proceder à instalação do seu software que necessita. O Pplware deixa-lhe aqui algumas sugestões

Chomium Browser

Como browser por omissão, o Debian 7.0 “Wheezy” vem com o Iceweasel. Caso pretenda instalar o chromium-browser basta ir ao terminal e inserir o seguinte comando

apt-get install chromium-browser

Caso pretenda ter suporte para o flash, basta que instale o plugin usando o comando

apt-get install flashplugin-nonfree
icedove – Client de e-mail

Caso precise de um cliente de e-mail, a nossa sugestão vai para o icedove. A instalação pode ser facilmente feita usando o seguinte comando

apt-get install icedove

VLC – O melhor player de vídeo

Como player aconselhamos o VLC (provavelmente o melhor player de vídeo). VLC é um player multimédia, de código aberto, que possui suporte nativo para vários formatos de vídeo, como o MPEG1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, DVD, VCDs, entre outros, assim como suporte para variadíssimos formatos áudio .A instalação é também simples, e feita através do seguinte comando :

apt-get install vlc

GIMP – Edição de imagem

Para quem não conhece, o GIMP (GNU Image Manipulation Program) é provavelmente a melhor ferramenta para edição de imagens  open source e considerados como muitos como uma alternativa credível as populares ferramentas comerciais (ex. Photoshop).

apt-get install gimp

libreoffice – A melhor suite de Office para Linux

Se vão usar o Debian 7.0 “Wheezy” para produzir documentos e afins, então o libreoffice deve estar presente. O Libreoffice é um software de produtividade Open Source que advém do código fonte do OpenOffice.

apt-get install libreoffice

Compactar/Descompactar

Por fim, vamos instalar um conjunto de compactadores/descompactadores de ficheiros: p7zip-full rar unrar xz-utils. Para isso, basta usar o seguinte comando

apt-get install p7zip-full rar unrar xz-utils

Estas foram as nossa dicas de hoje. Se conhecem outras dicas não se esqueçam de partilhar connosco.

Download: Debian 32-bit | Debian 64-bit (Com Gnome) Download: Debian KDE 32-bit | Debian KDE 64-bit Download: Debian Xfce 32-bit| Debian Xfce 64-bit Download: Debian LXDE 32-bit| Debian LXDE 64-bit Homepage: Debian

Exit mobile version