Pplware

Utilizadores do Opera não o actualizam com frequência

O Chrome é actualizado por 97% dos utilizadores, enquanto apenas 53% dos internautas que utilizam o Safari o mantêm “remendado”. Somente 24% dos utilizadores do Opera têm o cuidado de o actualizar.


O estudo é dos suíços Thomas Duebendorfer (da Google Suíça) e Stefan Frei e conclui que os utilizadores do Chrome e do Firefox mantêm os seus browsers mais actualizados do que os restantes internautas.

O facto de ter de se actualizar o sistema operativo Tiger ou Leopard quando se quer actualizar a versão do Safari é apontado como um dos dissuasores. Uma actualização do Opera, por sua vez, implica executar os mesmos passos de quem está a instalar o Opera pela primeira vez. Apenas 24% dos utilizadores é que têm as versões mais recentes, três semanas depois do lançamento.

Nesse sentido, o sistema Omaha, que a Google utiliza no Chrome é um sucesso. O Omaha procura actualizações a cada cinco horas e é silencioso: descarrega automaticamente as novidades e instala-as quando o programa é reiniciado. Resultado: 97% dos internautas corre a versão mais actual (só não chega aos 100% pois há utilizadores que não o reiniciam e muitos que acedem através de Internet Cafés).

O Firefox é actualizado por 85% dos utilizadores, no prazo de três semanas. O sistema da Mozilla procura frequentemente as novas versões e patches e incentiva o utilizador a instalá-las, noticia a PC World. Leia o estudo na íntegra. Exame Informática

Exit mobile version