O acesso antecipado às versões beta das aplicações dão aos utilizadores uma visão perfeita do que está a ser criado. A Google dá, no Android, essa possibilidade aos programadores e começou também a usar esta abordagem nas suas aplicações.
Depois de várias apps darem já acesso antecipado às versões Beta, é agora a vez do Google Maps se abrir e mostrar antecipadamente o que será o seu futuro.
Há já bastante tempo que a Google dá aos programadores do Android a possibilidade de criarem versões de testes das suas aplicações, podendo estes partilhá-las em grupos fechados de testes, onde são testadas de forma exaustiva.
A própria Google já tomou esta abordagem para as suas próprias aplicações, com algumas a darem já aos utilizadores mais corajosos o acesso antecipado a versões Beta, onde as novidades podem ser vistas antecipadamente e onde também as podem testar, contribuindo assim para a sua melhoria.
A mais recente aplicação a ser agora abrangida neste programa foi o Google Maps, que passa a estar também disponível com versões Beta. Para aderir a este programa de testes os utilizadores do Android só precisam de aceder a este endereço e mostrarem a sua vontade de participar nos testes.
Após este passo, a nova versão será enviada para o dispositivo móvel, de forma automática, sendo mostrado ao utilizador a existência de uma actualização.
A versão do Google Maps, que está agora na versão Beta, é a 9.27 onde, para já não se detectam novidades significativas. A versão oficial havia sido actualizada na semana passada, com a versão 9.26.1.
O interesse da Google nestes modos de teste de aplicações é grande, a ponto da empresa ter anunciado na última I/O a integração da adesão a estas versões de testes directamente na Play Store.