Hoje em dia muitos de nos usamos os nossos dispositivos móveis como uma ferramenta de trabalho. Poderemos considerar estas novas plataformas uma extensão do nosso computador e assim realizar um conjunto de tarefas que normalmente só realizavamos no nosso PC.
Foi precisamente isso que um programador fez ao tornar o seu tablet uma extensão de uma das suas ferramentas de trabalho, o Gimp.
Com esta pequena ferramenta podem usar um qualquer dispositivo Android para desenharem directamente no Gimp.
Este pequeno projecto resulta depois da compra de um tablet Android por parte da empresa onde este programador trabalha e da ideia de usar esse mesmo tablet como mesa gráfica para fazer trabalhos gráficos directamente para o Gimp.
O tablet em causa é sensível ao toque/pressão, o que o permite ser usado com uma caneta e dá liberdade de utilização para trabalhos gráficos.
Este programador desenvolveu então dois componentes que permitem a utilização deste tablet com um computador a correr Linux:
- Em primeiro lugar uma apk que permite apresentar elementos gráficos e que envia para o computador, por rede, todos os eventos de toque gerados.
- Por fim foi criado um driver de input que recebe os dados da rede e os enviar para o ambiente gráfico.
Não foi desenvolvido qualquer driver para Windows e, para que tudo funcione, é requerida a versão 4.0 ou superior do Android. O dispositivo deve ter ter suporte para multi touch (sensível ao toque).
Para acederem ao software e à forma de compilação/instalação destes componentes aconselhamos que leiam a entrada no Blog RFC2822 onde este programador anunciou ao mundo esta sua criação. Todos os passos necessários estão lá descritos com grande pormenor.
Depois destes componentes instalados e configurados basta darem largas à vossa imaginação. Podem controlar o vosso computador directamente através do tablet e até incorporar no Gimp esta entrada. Os dados transmitidos incluem a pressão aplicada no ecrã do tablet, o que pode ser útil neste software de edição gráfica.
Esta é uma forma diferente e bastante inteligente de usar o Android como um dispositivo de introdução de dados nos nossos computadores. A ideia não é nova e existem já outras implementações, mas todas eram mais genéricas e não se integravam com o sistema operativo como esta o faz.
Será este o futuro e o caminho para a integração entre os nossos dispositivos móveis e os nossos computadores de secretária?