Pplware

USB 3.0 Chegou finalmente – 5 Gbps de rapidez

O USB 3.0 está agora disponível para integrar nos mais diversos dispositivos. O USB3.0 é bem mais rápido que a versão 2.0 actual. Segundo testes realizados esta nova versão consegue velocidade 10x mais rápidas na ordem dos 5 Gbps (teóricos) quando comparado com o USB 2.0 que suporta velocidades na ordem dos 480 Mbps.

O USB 3.0 é retro-compatível com a versão 2.0, no entanto caso se pretenda a performance(velocidade) da versão  3.0 é necessário possuir entradas USB nativas em motherboards ou outros dispositivos,  ou algum cabo conversor.

Esta nova versão é crucial e apresenta vantagens fantásticas para as mais diversas aplicações multimédia (HD video, Musica, imagens digitais, etc). A gestão eficiente da energia da versão 3.0 é outra das vantagens.

O Presidente do fórum da equipa responsável pelo USB 3.0 fez uma pequena apresentação e demonstração relativamente a velocidades de transferências na CES 2010 (Consumer Electronics Show).

O teste foi realizado num computador ASUS e o objectivo era transmitir 2.1 GB de informação do disco rígido interno com USB2.0 e USB 3.0. Aqui fica o resultado impressionante.

Outro exemplo é a copia de um DVD de 4.7GB que com o USB 3.0 deve rondar os 24 segundos, isto se por exemplo tivermos por exemplo uma taxa de transferência constante na ordem dos 200MB/s, o que perfaz 4,8 GB em 24 segundos ….idêntico a dizer que podemos copiar por volta de 50 MP3 em 1 segundo. Apenas cálculos teóricos 🙂

Exit mobile version