Pplware

Usar o telemóvel a conduzir aumenta 23 vezes o risco de acidente

Com o apoio da ANSR, MEO, NOS e Vodafone,  a Brisa pretende chamar a atenção para uma das causas mais atuais de acidentes na estrada: o uso do telemóvel durante a condução.

Sabe-se hoje que usar o telemóvel enquanto se conduz multiplica o risco de acidente por 23, e 31% dos portugueses admitem enviar e ler SMS enquanto conduzem.

O uso de ferramentas digitais ao volante aumenta drasticamente o risco de acidentes rodoviários, havendo já vários estudos internacionais que o comprovam.

Os estudos confirmam que é difícil para os condutores levarem a cabo as tarefas básicas e essenciais a uma condução segura, se estiverem a realizar uma outra tarefa secundária.

Enviar mensagens é um fator de distração a vários níveis:

O tempo de reação de um jovem que esteja a conduzir e a utilizar o telemóvel, é o mesmo que uma pessoa de 70 anos que esteja a conduzir sem estar ao telemóvel.

Consequências do uso de telemóvel ao volante:

Estatísticas

Vários estudos demonstram-nos e alertam-nos para os impactos da utilização do telemóvel na condução. De fato, muitos acidentes rodoviários são evitáveis e dependem apenas de nós. Partilhamos consigo algumas estatísticas que, acreditamos, podem influenciar o comportamento dos condutores, alertando-os para os riscos da utilização do telemóvel durante a condução.

O telemóvel e a condução

Uso indevido do telemóvel durante a condução

Os jovens e o telemóvel

Cuidados a ter com o telemóvel enquanto conduz

Via Brisa

Exit mobile version