Pplware

UPDATE – Projecto UTAD no PPLWARE

O Pplware acarinha e apoia projectos que tenham impacto no mundo da tecnologia. Desta forma, é com muita satisfação que damos a conhecer a primeira emissão do canal de tecnologia UPDATE.


UPDATE é um magazine informático televisivo criado pela UTAD TV para ser visto na web, mais especificamente no blog tecnológico PPLWARE.COM. Trata-se do primeiro programa produzido para um parceiro externo, pela televisão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O conteúdo informativo do UPDATE é produzido pelo site PPLWARE.COM e adaptado à linguagem televisiva pela UTAD TV. Com uma duração entre os 4 e os 6 minutos o este programa pretende ser um resumo semanal dos principais temas publicados pelo blog tecnológico que podem ser vistos e ouvidos numa linguagem clara, simples e directa com precisão tecnológica mas descontraída.

Criado no âmbito da unidade curricular de Atelier de Jornalismo do curso de Ciências da Comunicação da UTAD, o UPDATE é apresentado e produzido por Ana Silva e Elsa Nibra, duas alunas finalistas. Depois de terem sido pivots do Jornal Universitário da UTAD TV, o UPDATE foi o novo desafio que abraçaram.

Ana e Elsa explicam como surgiu a ideia: “O professor lançou-nos o desafio de fazer uma parceria com o pplware, transformando a informação fornecida pelo pplware num programa televisivo e de informação, divulgando assim o conteúdo do pplware e dando-nos a nós o poder da experiencia de realizar um programa num registo diferente daquele que realizamos no semestre passado.” explicam.

Relativamente à questão sobre quais os desafios que o UPDATE coloca às duas estudantes, Elsa responde que: “o grande desafio é comunicar um assunto onde não estamos muito a vontade uma vez que não é a nossa área” comenta. Já para Ana o grande desafio passa pelo “facto de querer tornar o programa o mais apelativo quanto ao seu conteúdo, cativando as pessoas que o veem”.

Tratando-se da primeira parceria externa da UTAD TV, há alguma incerteza quanto à receptividade do programa fora da comunidade académica transmontana. Assim as expectativas são que “o programa consiga superar os objectivos traçados pelo grupo, e que os nossos parceiros fiquem satisfeitos com o nossos trabalho, e que consigamos prolongar a parceria por muito mais tempo” confessam as duas apresentadoras, acrescentam ainda que pretendem”também aprender novas técnicas de apresentação, filmagem e edição, e adquirir novos conhecimentos em outros campos” concluem.

Exit mobile version