Estamos a viver o advento dos carros elétricos e há uma necessidade premente de postos de carregamento, existem poucos atualmente e isso poderá condicionar o acrescimento deste mercado. As universidades são uma aposta importante.
No sentido de apoiar o crescimento da adesão aos veículos elétricos, o Fundo Ambiental alargou o apoio à instalação de postos de carregamento de veículos eléctricos nos campus universitários, institutos politécnicos e a estabelecimentos privados de ensino superior. Estão já publicadas as regras de apoio às candidaturas.
Universitários terão carregadores no campus
Conforme informação publicada em Diário da República, o Fundo Ambiental alargou o apoio à instalação de postos de carregamento de veículos eléctricos nos campus universitários, institutos politécnicos e a estabelecimentos privados de ensino superior. O apoio a estas infraestruturas cifra-se nos 150 mil euros de financiamento a fundo perdido que irão ser disponibilizados.
No passado mês de junho, o Fundo Ambiental publicou um aviso para o mesmo efeito. A informação detalhava que quer as universidades públicas quer a Universidade Católica poderiam candidatar-se.
Agora, com mais este projeto o Ministério do Ambiente duplica a dotação orçamental para o apoio à mobilidade eléctrica nos campus. No aviso do passado mês de junho apareceram 14 candidaturas
Regras para as candidaturas
Para apresentarem a candidatura, cada entidade tem apenas disponível a instalação de dois postos de carregamento por campus, recebendo, no máximo, cinco mil euros por cada posto. Contudo, as entidades podem apresentar mais do que uma candidatura quando possuam vários pólos.
O prazo máximo de execução das operações, incluindo a execução financeira, é 30 de Novembro de 2018. Para recolha de mais informação, esta está disponível no Portal do Fundo Ambiental.