Pplware

Unity3D com licenças gratuitas para iOS e Android…

… até 8 de Abril.

Por Joel Santos para o PPLWARE.COM

Gostava de desenvolver um jogo para iOS/Android, mas não tem tempo (ou não se quer dar ao trabalho) de aprender uma linguagem como Objective-C ou Java e fazer um motor de jogos do zero? Pois então há boas notícias.

A Unity Technologies, responsável pelo motor de jogo Unity3D que é cada vez mais um sucesso em várias plataformas, está a oferecer (até 8 de Abril) licenças para iOS e Android, no valor de 400 dólares cada. Uma poupança imediata de 800 dólares que podem ajudar muito quem sempre sonhou desenvolver o próximo Angry Birds.

Para quem ainda não conhece o Unity3D Rngine (referido pela primeira vez aqui) é uma ferramenta bastante poderosa que permite o desenvolvimento de jogos e animações, 2D ou 3D, para bastantes plataformas como Windows, Mac, Web, Flash, iOS, Android e até para as principais consolas, embora essas licenças só estejam disponíveis para grandes empresas. O Utiny3D tem cada vez mais adeptos essencialmente pela sua fácil utilização, rapidez e facilidade de portabilidade entre plataformas.

Esta ferramenta, que até aqui era gratuita na sua versão básica para Windows, Mac e Web, está agora com uma promoção fantástica, que na minha opinião deve ser aproveitada por toda a gente que tem ideia de fazer uma aplicação para iOS ou Android, mesmo que não seja nos tempos mais próximos.

Tudo o que é necessário fazer é dirigir-se à Store online, adicionar as 3 licenças (Unity, Android e iOS) ao carrinho e fazer o Checkout, em que só é preciso introduzir alguns dados pessoais. Passado pouco tempo temos no nosso email o Serial e instruções de como fazer o download.

 

Pequena introdução ao Unity3D

Esta ferramenta brilha pela sua facilidade e pelo seu estilo muito “What you see is what you get”, com uma interface muito fácil de compreender e de utilizar em que é possível fazer quase tudo com o rato, tirando a parte do código em si (embora existam algumas extensões que permitem o desenvolvimento de lógica de jogo sem nenhum código, mas isso já é outra história) e se alguma vez trabalhou com um modelador 3D não vai sentir dificuldade em navegar pelo editor, com teclas de atalho semelhantes às de alguns programas conhecidos como o Maya.

O código em si pode ser escrito nas linguagens C#, Javascript e Boo, embora eu aconselhe vivamente o uso da primeira, pois é sem dúvida nessa linguagem que vai encontrar mais tutoriais e ajuda nos fóruns e sites de ajuda. É tudo compilado automaticamente e quase instantaneamente, bastando para isso gravar o ficheiro no nosso editor de código e voltar para o Unity, que ao fim de um pequeno loading visível na barra inferior, fica com as alterações do código prontas a serem executadas.

Cada nível é uma Scene, em que todos os objetos são Game Objects que por sua vez podem ter vários componentes e scripts associados. Componentes como Rigid Body que faz com que o objecto se comporte fisicamente como no mundo real, ou Audio Source que permite que o objecto seja uma origem de som, entre muitos outros.

Existem ainda os Assets, que é tudo o que é adicionado ao projecto e automaticamente importado pelo Unity. Desde modelos a imagens, passando pelos sons e scripts em si, o Unity reconhece muitos formatos diferentes, converte rapidamente estes ficheiros para os formatos próprios da plataforma em uso e, como no código, todas as alterações nestes ficheiros são quase instantaneamente visíveis no editor.

Depois disto basta carregar em Play e ver a nossa criação em execução, sendo possível fazer alterações nos objetos e variáveis públicas por exemplo e ver as mudanças a acontecerem, sendo até possível pausar a execução e fazer Debug do código.

A interface básica do programa, num jogo em execução, tem o aspecto da imagem abaixo.

 

Quem utiliza o Unity3D?!

São cada vez mais as empresas de desenvolvimento de jogos, grandes ou pequenas, e até utilizadores individuais a lançar as suas Apps desenvolvidas em Unity3D. Alguns grandes exemplos em iOS e Android são Battleheart, Zombieville USA, Chop Chop Runner, Samurai II: Dojo, Guerrilla Bob entre muitos, muitos outros, quase todos existentes nas duas plataformas muito devido à, como já disse, fácil portabilidade entre elas.

Um exemplo recente de como esta ferramenta é útil foi o caso da Imangi Studios, estúdio responsável de grandes sucessos em iOS, em que o maior de todos é sem dúvida o jogo Temple Run, um jogo de plataformas com 40 milhões de jogadores. Originalmente desenvolvido em Objective C para iOS, utilizaram o Unity3D na sua conversão para Android, um processo que assim demorou 3 meses (mas que de certeza iria demorar muito mais se o Unity3D não tivesse sido utilizado) e foi um sucesso instantâneo absoluto.

Até eu que já vou brincando com este motor há cerca de 2 anos para cá, lancei há cerca de um mês no Google Play (Android Market) um joguito chamado Cave Run 3D que ainda se encontra em fase beta (baseado num protótipo de jogo que havia comprado), que até está a ter muito mais sucesso do que alguma vez pensei atingir, com mais de 115 mil downloads e 40 mil instalações activas, o que para mim me enche de felicidade, pois apenas vou trabalhando nele nas horas livres, que não são tantas quanto isso na vida de um trabalhador-estudante.

Por todos estes motivos e por tantos outros, penso que esta é uma oportunidade a não perder. Não perca mais tempo (lembre-se que é só até dia 8 de Abril) e vá já ao link que se encontra abaixo para usufruir desta oferta. Aproveite e conheça também o meu jogo.

 

Exit mobile version