Estávamos desejosos de lhe colocar as mãos e desde o fim-de-semana passado que estava guardada a nossa GoPro HERO5 Black. Esta será, provavelmente, a melhor câmara de acção alguma vez produzida e, seguramente, a mais completa que alguma vez a GoPro colocou no mercado.
Mas será que realiza o que promete? Será que a relação preço qualidade coloca esta câmara muito acima da concorrência? Estas são as questões que vamos querer ver respondidas durante os próximos dias de teste. Para já, vamos tirá-la da caixa.
Há muitas questões que queremos ver respondidas e, como tal, vamos fazer um intensivo teste ao equipamento, até porque temos igualmente a sua concorrente mais directa, a Garmin VIRB Ultra 30, em estágio.
A nova GoPro foi apresentada há poucos dias e faz equipa com o novo drone da marca, o Karma. Este drone, que iremos analisar logo que disponível no mercado, abre uma nova era de equipamentos e é complementado pela nova Hero5.
Para percebermos com que nível de produto estamos a lidar, importa referir as linhas mestras das suas características.
- Fotografia: 12MP/30 frames por segundo, disparo contínuo e Time Lapse
- Vídeo: 4K30/1440P80/ 1080P120
- À prova de água: Agora sem necessidade de caixa protectora até 10 metros
- Conectividade: WiFi e Bluetooth
- Controlo: Controlo por voz, controlo remoto, controlo via app, controlo via botão único na câmara
- Redução avançada do ruído do vento: Sim
- Estabilização de vídeo: Sim
- Ecrã touch: Sim
- Upload para a cloud: Sim, automático
- Formatados: RAW + WDR
Vídeo de unboxing
Linhas modernas e menus bem trabalhados
Começamos por admirar o aspecto da câmara. Linhas muito modernas, de aspecto “espacial” como se nada fosse deixado ao acaso. Isto porque, se olharmos agora para o que foi lançado no mercado, esta é simplesmente lindíssima.
O ecrã, de 2 polegadas é touch e permite uma gestão dos recursos com simplicidade. Foi fácil perceber como alterar o modo ou modificar a resolução, logo num primeiro contacto. Os menus trazem uma explicação de utilização, assim como vários guias para nos ajudar a ligar, por exemplo, a máquina ao smartphone (onde a app deverá ser instalada).
Também podemos usar o ecrã para visualizar o que fotografamos ou filmamos. Só por si, é uma vantagem para acesso imediato ao trabalho gravado.
Estrutura robusta e agora à prova d’água
Quando abrimos a câmara deparamos-nos logo com tampas extra que asseguram a sua impermeabilidade que pode ser mergulhada até 10 metros sem que seja necessária qualquer caixa estanque. É uma grande vantagem até porque torna a GoPro mais fácil de usar e menos volumosa.
Prometida Estabilização de vídeo avançada
Ainda na fase de namoro, agarramos-nos ao que foi prometido. Entre as várias novidades, está a promessa de uma estabilização de imagem melhorada que ajudará a tirar mais proveito dos vídeos gravados em terrenos e circunstâncias menos propícias a bom vídeo. Afinal estamos perante uma câmara de acção que, usada em determinadas modalidades… por vezes até dá enjoos, quando não temos uma estabilização de qualidade.
Estamos, assim, confiantes que este ponto será muito importante para ganhar vantagem face à concorrência.
GPS integrado
Esta é aquela outra funcionalidade que fazia falta. Desta forma, quando gravarmos um vídeo ou tirarmos uma foto, serão adicionados os dados relativos à localização do conteúdo multimédia no momento em que foram capturados. Depois, recorrendo a variadíssimo software, podemos ter um complemento muito interessante dos mapas junto do vídeo em reprodução.
Preço e disponibilidade
Está já disponível para venda, embora que, em certos locais em Portugal, ainda existam poucas unidades e online, na página da GoPro está também disponível para entrega. O preço, bom, esta que testamos agora está disponível por 429,99 euros.