Pplware

Uma dica inútil, mas gira! Experimentem-na

Tenho trazido aqui muitas dicas que são bastante úteis, úteis para mim e certamente úteis para muitos de vós. Além das que são úteis, existem as que são curiosas, têm uma aplicação prática numa linha diferente da produtividade, mas eu gosto de vos mostrar essas também!

E é precisamente uma dessas dicas que vos trago agora, uma dica que não serve absolutamente… para nada! Mas que me parece que vão gostar.

Esta dica permite “editar” os elementos existentes numa webpage, sim, podemos fazer uma completa reconversão do texto do Peopleware e colocar lá dentro um texto do ilustre poeta Fernando Pessoa. Cuidado com o que escrevem!!!

E que tal acederem à página do jornal Times e alterarmos as noticias a nosso belo prazer?

A forma é simples. Acedam ao site que pretendem alterar. Vamos por exemplo aceder ao Peopleware. Já está?

Agora que a página está completamente carregada copiem o código abaixo (javascript) e colem na barra de endereço.

javascript: document.body.contentEditable = 'true'; document.designMode = 'on'; void 0

Novo Enter e aparentemente nada acontece. Mas na verdade tudo está pronto.

Coloquem o rato em cima do texto que pretendem alterar e comecem a escrever e a apagar. Coloquem a página ao vosso gosto. O limite é a vossa imaginação.

Alterem o titulo dos artigos. Mudem o nome do autor. Alterem o texto para o que entenderem. Mas não façam nada que eu não fizesse.

Inspirem-se nos exemplos que eu coloquei nas imagens. No final mostrem aos vossos amigos como mandam na Internet.

Infelizmente apenas é possível alterar o texto da página. Imagens, formatação ou cores to texto não podem ser alterados. Mas mesmo assim já conseguem fazer umas coisas engraçadas.

O que esse código está a indicar é que o conteúdo do corpo da página web torna-se meditável. O atributo designMode rege todo o documento (ou seja, faz todo o documento “editavel”, como um editor de HTML dedicado). O atributo contentEditable governa apenas o elemento em que ele aparece e os “filhos” desse elemento. Este é apenas um pequeno exemplo do que vem ai com o HTML5.

Tal como disse no inicio esta é uma dica realmente inútil, pelo menos para o comum dos leitores. Mas sei que aqueles que desenvolvem páginas estão a perceber perfeitamente onde podem experimentar e usar.

Seja qual for o vosso perfil merece no mínimo um teste. Experimentem!! E depois relatem-nos as vossas experiências nos comentários.

Exit mobile version