Pplware

Um simples SMS bloqueia o Windows Phone 7

O Windows Phone 7 é a mais recente proposta da Microsoft para o mercado de sistemas operativos móveis. Depois do lançamento da sua primeira versão, foi disponibilizada a versão 7.5, a mango. A aceitação dos utilizadores a este sistema operativo tem sido muito positiva, muito por culpa da interface Metro.

Como acontece com quase todos os sistemas operativos, as vulnerabilidades surgem com a utilização e o Windows Phone 7.5 não foi excepção. Assim, foi descoberto que um simples SMS consegue provocar um reboot aos equipamentos onde o Windows Phone 7.5 está instalado e que impede depois o acesso ao Hub de mensagens.

Os problemas com os sitemas operativos móveis, associados aos SMS’s não são exclusivos do Windows Phone 7. Já a Apple em 2009 teve de lidar com um problema similar e até a Google se viu a braços com um problema semelhante no Android.

No caso do Windows Phone 7.5, a vulnerabilidade foi descoberta por um leitor do WinRumors, que o partilhou com a equipa editorial.

Pelo que foi descrito, a recepção de uma determinada mensagem por SMS obriga o telefone a reiniciar e impede o acesso ao Hub de mensagens. Esta situação apenas é resolvida com um reset ao equipamento, com a consequente perda dos dados.

Foi ainda descoberto que se esta situação se manifesta da mesma forma se for recebida uma determinada mensagem via Facebook ou via Windows Live Messenger.

O conteúdo da mensagem em si não foi disponibilizada, mas dos testes realizados conseguiram determinar que o problema não está associado a nenhum equipamento específico e nem a nenhuma versão particular do Windows Phone 7.5. Foram testado vários equipamentos e várias versões do WP7 e todos apresentaram este problema.

Esta situação foi apresentada à Microsoft e esta reconheceu o problema, indicando que está já a investiga-la e a tentar resolvê-la.

We are aware of the issue and our engineering teams are examining it now. Once we have more details, we will take appropriate action to help ensure customers are protected.

Vejam no vídeo abaixo o comportamento do Windows Phone 7 quando recebe a mensagem e forma como o Hub de mensagens fica inacessível.

Foi ainda descoberto que este problema pode afectar mais do que as mensagens. Se um utilizador colocar num  live tile um amigo do Facebook e se este publicar a mesma mensagem, o WP7 tem o mesmo comportamento, mas neste caso existe a possibilidade de os utilizadores acederem às configurações e removerem este  live tile antes do sistema operativo actualizar os  live tile.

Para já ainda não existe uma solução para este problema, mas a Microsoft está a trabalhar nele e assim que tenha uma resolução irá disponibilizá-la OTA, uma vez que o Windows Phone 7 tem essa capacidade.[via]

Exit mobile version