…a Universidades/Politécnicos e outras instituições do Estado
Um incêndio, de origem ainda desconhecida, afectou hoje o DataCenter da FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional), que funciona como core no acesso à Internet a Universidades, Politécnicos, laboratórios e outras instituições do Estado (num total de 80 organismos), que conta com cerca de 400 mil utilizadores.
Segundo informações, à agência Lusa, da responsável pelas relações públicas da FCCN, Marta Dias, o fogo deflagrou perto das 12:00 e foi combatido por elementos do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa, estando ainda por apurar as causas.
O dominio .pt tem redundâncias a nível mundial, noutros sistemas de backup, tendo assim ficado salvaguardado.
O sistema da rede atingida funciona na FCCN, que está localizada no campus do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa. A FCCN tem contribuído para a expansão da Internet em Portugal com o apoio das Universidades e de diversas instituições de I&D nacionais. A principal actividade da FCCN é o planeamento, gestão e operação da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade(RCTS), uma rede de alto desempenho para instituições com maiores requisitos de comunicações, constituindo-se assim uma plataforma de experimentação para aplicações e serviços avançados de comunicações.
Update 14:20
Neste momento o serviço já foi reposto estando disponível o acesso à Internet nas Instituições afectadas.
Comunicado Oficial
Às 11.45 verificou-se um princípio de incêndio numa das salas técnicas da FCCN, provocado por um sistema de alimentação de energia eléctrica. Esta circunstância afectou a RCTS, a ligação internacional à rede Géant e o GigaPIX. O sistema de DNS.PT não teve qualquer interrupção. Os serviços disponibilizados pela FCCN começaram a ser repostos a partir das 14.30.