Pplware

Última hora: Serviço de mensagens Telegram foi atacado

Apesar de toda a segurança que envolve o serviço de mensagens Telegram, a noticia que foi avançada há momentos pela “Reuters” dá conta que o serviço foi atacado tendo sido já divulgadas informações de mais de 15 milhões de utilizadores.

Para quem procurava um serviço de mensagens seguro, o Telegram era sem duvida a plataforma de referência. O Telegram é uma serviço de mensagens focada na segurança, versatilidade e na rapidez mas há certamente algumas funcionalidades que desconhece. 

No entanto, segundo informações da Reuters, o serviço foi atacado pelo grupo de hackers Rocket Kitten e, segundo se sabe, mais de 15 milhões de números de telemóvel de utilizadores foram revelados.

De acordo com a investigação que está já em curso, os hackers ter-se-ão aproveitado de uma falha ao nível da autenticação da app. Basicamente, apesar das comunicações serem cifradas, quando um utilizador cria uma conta no serviço este recebe uma SMS de segurança que é transmitida sem qualquer tipo de segurança.

Para explorar essa falha, os atacantes montaram um estilo de ataque man-in-the-middle e assim obter até ao momento mais de 15 milhões de números de telemóvel só de utilizadores do Irão onde o serviço é usado por mais de 20 milhões de utilizadores. Não há até ao momento informações de dados de utilizadores de outros países. 

Segundo o site venturebeat, o serviço pode ter sido atacado pelos hackers por indicações do próprio governo iraniano. Actualmente o serviço de mensagens Telegram tem mais de 100 milhões de utilizadores activos no mundo.

Exit mobile version