Os dispositivos móveis são hoje em dia gadgets que oferecem funcionalidades que vão muito além do simples efectuar e receber chamadas e acesso aos serviços da Web. Recorrendo à câmara ou aos mais diversos sensores, os smartphones podem ser instrumentos de auxilio aos utilizadores, nos mais diversos cenários. Exemplo disso é o projeto português realizado pelo Prof. Carlos Carreto do Instituto Politécnico da Guarda, que tem com objectivo o rastreio do cancro da pele por telemóvel.
Hoje vamos conhecer o projecto uCheck, uma solução para iPhone, para analisar e avaliar a urina.
Desenvolvido pela empresa Indiana Biosense, o uCheck é uma aplicação que vai ajudar os utilizador a realizar um exame à urina, informando-o de imediato de eventuais problemas.
A solução é composta pela aplicação para iPhone e também umas películas, que mudam de cor, consoante a composição quimica da Urina. Um factor importante e interessante é que as películas podem ser reusadas.
Myshkin Ingawale, um dos responsáveis pelo projecto, fez uma demonstração durante uma sessão do TED Talk, que referiu que a urina pode dar muitas indicações sobre o estado de saúde dos utilizadores.
O sistema tem capacidade para diagnosticar até cerca de 25 doenças patogénicas, podendo ser uma ferramenta de auxilio na detecção de outras doenças como é o caso da diabetes,infecções urinárias, pedra nos rins, etc.
Podem ver no seguinte vídeo uma breve demonstração
Segundo informações, a solução será colocada a venda nas próximas semanas e nesta fase inicial apenas estará disponível para os utilizadores com iPhone, a um custo de aproximadamente 15€. A empresa fez também saber que irá ser disponibilizada uma solução no futuro par Android.