Pplware

Ubuntu e os nomes de código

UbuntuOs utilizadores do Ubuntu estarão certamente familiarizados com os nomes originais e pouco convencionais atribuídos às versões deste sistema operativo onde conseguem ser mais populares que o próprio número da versão. A maioria das pessoas tem tendência a recordar o nome de código quando se referem a uma versão do Ubuntu em particular, tal como Dapper Drake em vez de Ubuntu 6.06. A principal razão pela qual o nome de código é utilizado deve-se ao facto de ser mais fácil para nós, seres humanos, memorizar nomes em vez de números, e daí o lema Linux for human beings. Este nome é utilizado tanto num desenvolvimento do SO como após o seu lançamento o que reduz possíveis confusões que possam surgir entre o nome utilizado no desenvolvimento e no lançamento, tal como Longhorn e Vista por exemplo.

Embora se explique no Ubuntu Wiki como os nomes de código são formados, não é revelada a técnica utilizada na formação dos mesmos.

O uso da Aliteração A aliteração é um recurso estilístico que consiste na repetição de sons consonânticos, como por exemplo nos nomes Peter Parker e Lex Luthor. As frases que utilizam esta figura de estilo entram, por isso, mais no ouvido: “Fogem fluindo à fina flor dos fenos” (Eugénio de Castro).

Mas o uso da aliteração pelo Ubuntu não é caso único, muitas outras marcas e produtos também:

A aliteração consegue tornar uma frase ou nome mais fácil de memorizar o que explica a razão pela qual o nome da versão do Ubuntu é mais conhecido que o respectivo número.

Exit mobile version