A rede social da Apple, o Ping, é um produto que carecia de uma base sólida de integração. Apesar de ter já muitos utilizadores ainda não tinha conseguido cativar os utilizadores. Muitos dos que subscreveram o serviço fizeram-no apenas para experimentar as funcionalidades propostas e avaliar da utilizada desta.
A Apple, na tentativa de potenciar a utilização do Ping e de agradar aos utilizadores, resolveu virar-se para as grandes redes sociais na tentativa de arranjar um parceiro para o Ping. Pois após várias conversações a Apple e o Twitter resolveram unir forças e integrar os seus serviços.
Antes da Apple conseguir o acordo que estabeleceu com o Twitter, já tinham sido encetados contactos e reuniões que visavam a tentar integração da sua rede com a mais famosa actualmente, o Facebook. No entanto estas duas empresas não conseguiram chegar a acordo e não foi por isso possível unir estas duas redes sociais.
A disponibilização da nova funcionalidade foi feita no blog do Twitter, onde foram também apresentados as novas novidades resultantes deste acordo.
Depois de associarem as vossas contas nos dois serviços passam a ter de forma automática uma “sincronização”. Sempre que comprarem, comentarem ou gostarem de uma música ou álbum na rede social da Apple esta informação será apresentada no Twitter para todo o mundo o saber.
Sempre que acederem a um desses links que vos envia para o Ping ou para a loja da Apple é apresentada uma lista de detalhe das músicas ou álbuns presentes, samples audíveis e outra informação, vinda directamente do iTunes. Esta disponibilização de informação vai enriquecer a experiência dos utilizadores.
O vídeo apresentado abaixo mostra as novidades e a integração apresentada entre estes dois serviços:
Esta procura de parceiros por parte da Apple tenta revitalizar a sua rede social e até potenciar ainda mais a sua loja de música. Esta rede social nunca foi bem explorada pela Apple e ainda menos pelos potenciais utilizadores.
A Apple não divulga muita informação ou dados sobre a sua rede, o que revela que a sua aceitação não foi a esperada. Curiosamente a Apple veio a público, uma semana depois da sua apresentação do Ping, anunciar que este serviço tinha já mais de um milhão de utilizadores.
Algumas opiniões de especialistas indicam que o namoro entre a Apple e o Facebook, apesar de ter esfriado não está completamente posto de lado e que Steve Jobs tem esse objectivo para lançar ainda mais a rede social Ping.
Todos sabemos como o patrão da Apple é determinado e como faz valer a sua vontade. Por isso é apenas uma questão de tempo para que estes dois serviços se unam e que os objectivos iniciais da Apple sejam cumpridos. Aguardemos por novas movimentações.