Os canais nas redes sociais são cada vez mais portas de acesso para as grandes empresas. É por estes canais que as empresas comunicam com os seus clientes e lhes apresentam noticias e novidades sobre os seus produtos ou sobre as empresas.
O problema é quando o controlo sobre estes canais é perdido e passam a estar nas mãos de estranhos. |Foi isso que aconteceu ao Burger King ontem quando a sua conta do Twitter teve um acesso não autorizado e foram publicados conteúdos de forma indevida e contrários às intenções desta.
A conta do Twitter do Burger King foi ontem hackada e a sua imagem alterada para que estivesse de acordo com a imagem do MacDonalds.
Segundo informação publicada nessa conta do Twitter a Burger King tinha sido vendida à sua rival e a razão apresentada era, sendo estava publicado, “because the whopper flopped.”
Para além da alteração da imagem da conta da Burger King foram também colocadas mensagens de cariz xenofobo que depressa se espalharam por todos os seguidores desta conta.
Ao dar-se conta do que se estava a passar na sua conta do Twitter estes conteúdos foram de imediato retirados e a imagem da conta reposta.
Claro que mesmo depois desta alteração continuaram a existir imagens do que foi feito à conta de Twitter e estas espalharam-se de forma viral na Internet.
O grupo Anonymous veio mais tarde reivindicar esta acção, sem que no entanto tenha sido apresentada uma razão para a sua acção.
Burger King’s Twitter account #HACKED! twitter.com/BurgerKing Check before it’s fixed for some #Lulz #YAN twitter.com/57UN/status/30…
— Anonymous (@YourAnonNews) 18 de fevereiro de 2013
A conta foi entretanto fechada e não tem para já qualquer actividade ou alguma imagem associada à Burger King.
A empresa veio no entanto pedir desculpas aos seus seguidores pelo acontecido e informou que assim que seja possível vão retomar o seu normal funcionamento.
We have worked directly with administrators to suspend the account until we are able to re-establish our legitimate site and authentic postings.
We apologize to our fans and followers who have been receiving erroneous tweets about other members of our industry and additional inappropriate topics
Este não é um caso isolado e estas situações são recorrentes na Internet. Felizmente todo o funcionamento vai ser retomado em breve e este acontecimento será esquecido por todos.
Podem as empresas resistir a estas situações e manter a sua image junto dos seus seguidores?