Atualmente são várias as tecnologias na área da programação que simplificam a construção e desenvolvimento de aplicações e plataformas digitais. Se acompanha a área da programação de serviços/aplicações certamente que já ouviu falar no termo “Web Services” e API (Application Programming Interface).
Depois de ensinarmos como criar uma simples API com a plataforma loopback da IBM, hoje vamos aprender como criar um controller.
Organização da Aplicação (MVC)
A nossa API deverá seguir o “design” MCV. M de Model (código para o nosso modelo de base de dados), V de View (layout) e C de controllers (parte lógica da app – Como a app lida com as solicitações recebidas e as respostas enviadas).
Existem também as Routes que indicam ao cliente (browser ou app mobile) qual o controller a usar, de acordo com o url/path solicitado.
Como criar um controller dentro da API?
Como referido, um controller é uma componente de software da nossa API que trata dos pedidos e também das respostas enviadas. Para este exercício vamos criar um controller simples que envie um Hello world! Como ponto de partida podemos usar o último tutorial – ver aqui.
Para criarem um controller basta que usem o comando
lb4 controller
Em seguida devem indicar os campos solicitados:
- Nome da classe Controller
- Tipo de controlador a gerar
Depois de criado o controller, vamos ao ficheiro /src/controllers/hello.controller.ts e adicionamos o seguinte código:
import {get} from '@loopback/rest';
export class HelloController {
@get('/hello')
hello(): string {
return 'Hello world!';
}
}
Para testar a sua aplicação, basta executar o comando npm start e abrir no browser o url http://127.0.0.1:3000/explorer
Dentro da API criada, podemos testar dentro do próprio explorer a função criada e verificar o resultado.
Num próximo tutorial iremos ensinar a criar uma API para bloco de notas. Estejam atentos aos próximos artigos e se tiverem algum tipo de sugestões, deixem nos comentários.
Leia também…