As trotinetes elétricas tomaram de assalto as grandes cidades europeias! Apesar de serem ecológicas, este meio de transporte tem vindo a causar alguns problemas, isto porque algumas são deixadas ao abandono e completamente mal estacionadas.
Em França as trotinetes elétricas vão ser proibidas de circular nos passeios… e há multas para quem o fizer.
O governo francês anunciou que vai proibir a circulação de trotinetas elétricas nos passeios nas cidades a partir de setembro, que passa a estar sujeita a uma multa de 135 euros, revela a Agência Lusa.
Em declarações ao jornal francês Le Parisien, a ministra francesa dos Transportes, Elisabeth Borne, refere que o aparecimento de trotinetes elétricas “foi muito rápida e anárquica”.
Novas regras para a circulação de trotinetes elétricas
Com as novas regras, os utilizadores destes veículos alternativos deverão circular nas cidades nas ciclovias ou nas estradas, enquanto nos passeios o veículo deve ser levado à mão com o motor desligado.
Fora das cidades, a circulação deste tipo de veículos será proibida na estrada e limitada às vias verdes e ciclovias.
Além disso, passa a ser necessário ter um mínimo de oito anos para conduzir uma trotinete elétrica. Será proibido o transporte de passageiros assim como a utilização de auscultadores. Os utilizadores com menos de 12 anos vão ter de utilizar capacete, idênticos aos usados para andar de bicicleta.
As trotinetes deverão também ser equipadas com luzes à frente e atrás, dois travões e uma buzina.