Pplware

Tráfego de Internet vai quadruplicar nos próximos 4 anos

A Cisco divulgou os resultados do estudo anual Visual Networking Index (VNI) Forecast (2011-2016), uma iniciativa da empresa para prever e analisar o crescimento e tendências de utilização das redes IP a nível mundial.

O VNI Forecast abrange o período de 2011 a 2016 e quantifica projecções relativas ao volume de tráfego IP em redes públicas e privadas, incluindo a Internet, redes IP administradas e tráfego de dados móveis gerados pelo consumidor individual e utilizadores profissionais. Este ano, a Cisco levou também a cabo outro estudo complementar – o VNI Service Adoption Forecast, que inclui dados relativos ao crescimento dos serviços residenciais, a nível global e regional, serviços móveis e serviços profissionais.

Em 2016, estima-se que o tráfego IP anual ascenda a 1,3 zetabytes em todo o mundo (um zetabyte é igual a 1024 exabytes, sendo que um exabyte é equivalente a um trilião de bytes). Calcula-se que, só entre 2015 e 2016, o tráfego IP cresça mais de 330 exabytes, um valor quase igual ao total de tráfego IP gerado em 2011 (369 exabytes). Este aumento significativo do tráfego e da penetração do serviço IP é provocado por um conjunto de factores, incluindo:

  1. O número crescente de dispositivos: A proliferação de tablets, telemóveis e outros aparelhos inteligentes, bem como do número de ligações máquina-a-máquina (M2M), está a impulsionar a procura pela conectividade. Em 2016, o estudo prevê que haja perto de 18,9 mil milhões de ligações de rede – quase 2,5 ligações por cada pessoa no Planeta – isto quando, em 2011, existiam 10,3 mil milhões de ligações.
  2. Mais utilizadores da Internet: Em 2016, calcula-se que existam 3,4 mil milhões utilizadores de Internet – cerca de 45% da população mundial estimada pelas Nações Unidas para essa altura.
  3. Maiores velocidades de banda larga: Espera-se que a velocidade média dos acessos fixos de banda larga praticamente quadruplique, passando de 9 megabits por segundo (Mbps) em 2011 para 34 Mbps em 2016.
  4. Mais vídeo: Em 2016, 1,2 milhões de minutos de vídeo – o equivalente a 833 dias (mais de dois anos) – vão viajar pela Internet a cada segundo.
  5. Crescimento do Wi-Fi: Em 2016, espera-se que mais de metade do tráfego mundial de Internet aconteça sobre ligações Wi-Fi.

Tráfego IP Global e Dispositivos – Destaques

 

O Tráfego IP a nível mundial em “Bytes”
Tendências do Tráfego IP a nível Regional
O Maior Vector de Crescimento: Vídeo Doméstico
Crescimento Global do Número de Dispositivos
Ligações e Dispositivos IPv6
Televisores 3D e HD (Vídeo avançado)
Banda larga móvel
Partilha de Ficheiros Global
Tráfego Global IP Profissional

Mercado Mundial Acessível e Destaques da Adopção dos Serviços

 

Residencial
Utilizadores móveis
Empresas


Homepage: Cisco

Exit mobile version