Apesar de ser considerado crime, são muitos os que ainda arriscam distribuir sinal ilegal de TV. O caso mais recente é de um homem que foi condenado a três anos de prisão por piratear conteúdos da Premier League.
Transmissões ilegais da liga de futebol inglesa com “firesticks”
Tal como acontece em Portugal, também em Inglaterra é crime piratear sinal de TV. No Reino Unido, a prática de intercetar, distribuir ou retransmitir sinais de televisão sem permissão viola várias leis, principalmente as relacionadas aos direitos de propriedade intelectual.
Depois de uma acusação da Premier League, conjuntamente com as autoridades e diversas organizações antipirataria, um homem de 29 anos foi condenado a três anos de prisão por promover transmissões ilegais da liga de futebol inglesa através de dispositivos de streaming conhecidos como “firesticks”, segundo refere um comunicado da Premier League.
Os Firesticks, ou Fire TV Stick, são dispositivos de streaming da Amazon que se ligam à interface HDMI da TV, transformando-a numa smart TV. Estes pequenos dispositivos têm suporte para apps e plataformas de streaming.
O Liverpool ECHO revela que os crimes foram cometidos, entre abril de 2020 e dezembro de 2023, tendo recebido cerca de 15.000 libras (aprox. 18 mil euros).
O individuo agora condenado terá recebido várias advertências para suspender as transmissões ilegais, mas não chegou a fazer nada.