Pplware

Transportes do Porto com Internet e TV digital grátis!

…a partir de hoje e por um período de 6 meses!

Apesar de alguns transportes já começarem a disponibilizar a Internet para os passageiros, este serviço ainda não é muito explorado e adoptado por todos os meios rodoviários, de forma a facilitarem a realização de tarefas, comuniçação social, entre outras actividades, das pessoas.

Como uma atitude inovadora, os transportes do Porto disponibilizaram hoje, Internet e TV digital, gratuitamente e por um período de 6 meses.

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, ou STCP, disponibilizou aos passageiros o serviço de Internet e TV Digital, gratuitamente, por um período experimental de 6 meses.

Este serviço está disponível já hoje, dia 22, e abrangerá os clientes de 11 transportes da linha 207 correspondente à Campanhã/Mercado da Foz.

Segundo o comunicado da STCP, o serviço será oferecido experimentalmente por 6 meses, e “a arquitectura de comunicações desenvolvida está preparada para ser alargada a metros e táxis”, o que permite, assim, que os utilizadores dos transportes usufruam do serviço de forma contínua durante uma viagem inter-modalidade.

O projecto, designado SITme, foi acolhido pela STCP e nasceu de um consórcio entre a Xarevision, o INESC TEC e a Universidade do Porto. Esta iniciativa, inaugurada pelas 15h00, numa apresentação pública, no INESC TEC, teve como programa uma visita guiada a um autocarro da STCP já equipado com Internet e TV Digital onde se deu a conhecer a tecnologia inovadora por detrás desde novo serviço que será oferecido até Maio de 2012.

A tecnologia foi desenvolvida pelo INESC TEC e FEUP, e trata-se de um “equipamento de comunicações para transportes públicos capaz de usar e comutar de forma inteligente e cognitiva entre várias tecnologias de redes sem fios, como 3G, wi-fi ou WiMax, garantindo a continuidade do serviço e largura da banda máxima ao longo do percurso. Este sistema de comunicações tem ainda o potencial de vir a ser usado pelos operadores de transportes na implementação de serviços como videovigilância ou serviços de apoio ao condutor do veículo, contribuindo assim para a gestão mais segura e eficiente da rede de transportes públicos” [via]

Que outros locais poderiam disponibilizar estes ou outros serviços?

Artigos Relacionados

Exit mobile version