Pplware

Tráfego e assinantes da rede móvel

continuam a aumentar! Com a saturação do mercado há muito atingida, as análises trimestrais da Anacom continuam a revelar um aumento do número de assinantes da rede móvel. Entre Outubro e Dezembro o regulador registou um aumento de 2,5 por cento no número de cartões móveis em circulação no mercado, face ao trimestre anterior. O valor representa um total de 12,2 milhões de assinantes e uma taxa de penetração do serviço de 115,7 por cento.

Os valores são explicados com a crescente utilização de cartões dedicados às comunicações móveis de dados e pela existência de cartões afectos a máquinas, equipamentos, ou viaturas com funções diversas.

Os vários indicadores de tráfego analisados no trimestre apontam também para valores de crescimento, excluído as chamadas internacionais, onde se registou uma quebra, tipicamente verificada no período a seguir ao verão.

Em termos globais, no período entre Outubro e Dezembro foram realizadas 1,7 mil milhões de chamadas, num total de 3,2 mil milhões de minutos de conversação. No que se refere ao primeiro indicador regista-se um crescimento de 1,5 por cento (face ao trimestre anterior) e de 5,2 por cento (numa comparação homóloga), no que diz respeito ao segundo verificou-se uma estabilidade, relativamente ao mesmo trimestre do ano passado e um crescimento de 7,2 por cento, face aos 3 meses anteriores.

No período em análise foram realizadas em média 47 chamadas mensais, 32 das quais para a mesma rede móvel. As chamadas originadas na rede móvel tiveram uma duração média de 112 segundos, enquanto as chamadas terminadas na rede móvel duraram em média 109 segundos.

As mensagens escritas aumentaram no período de forma exponencial, como é típico da quadra festiva, fixando-se nos 3,3 mil milhões. O número médio de mensagens enviadas por cada assinante foi no período de 93.

Os cartões pré-pagos continuam a representar a maior fatia do mercado, com uma quota de 80 por cento, mas no último trimestre do ano foram os planos de assinatura que mais contribuíram para o crescimento do serviço móvel.

Fonte: TEK Sapo

Exit mobile version