Pplware

Touch ID do iPhone 6 também pode ser enganado

…mas está muito mais difícil!

A Apple teve bastante tempo para aprimorar o seu iPhone 6 e fazê-lo evoluir face ao modelo anterior. Foram muito mais do que estéticas as melhorias que foram feitas, com alguns dos seus componentes principais a serem alvo de melhorias substanciais.

Uma das áreas que foi trabalhada e melhorada foi o hardware, nomeadamente o Touch ID. Este componente/funcionalidade, que no iPhone 5S tinha alguns problemas de segurança, voltou a ser alvo de testes exaustivos, mostrando que ainda é vulnerável, mas tem já num nível muito mais elevado de segurança.

Dias após o lançamento do iPhone 5S este foi alvo de testes exaustivos ao Touch ID, para que fosse provada a segurança que este novo sistema da Apple garantia.

A verdade é que com algum engenho e com alguma arte este sistema foi quebrado. Bastou fazer um molde do dedo do utilizador e depressa o sistema foi ultrapassado.

Foi por isso natural que com o lançamento do iPhone 6 este processo tenha sido repetido para verificar se a Apple teria melhorado o Touch ID, tornando-o mais resistente a este tipo de “ataques”.

Os testes foram feitos por um dos elementos da equipa que inicialmente conseguiu quebrar o Touch ID e o resultado final foi semelhante, ou seja, o Touch ID continua vulnerável às mesmas técnicas usadas no passado.

Mas Marc Rogers, que repetiu agora os testes no iPhone 6, garante que este processo está muito mais difícil, devendo o molde criado para simular as impressões muito mais cuidado e com uma qualidade muito maior.

A melhoria que o Touch ID do iPhone tem face ao seu antecessor foi notória. Muitas das impressões geradas antes e que desbloqueavam o iPhone 5S acabaram por não funcionar no novo iPhone.

Como resultado dos testes efectuados por Marc Rogers ficou provado que o Touch ID ainda tem algumas fragilidades, mas que para as poderem aproveitar é necessário ter condições muito específicas e cuidadas.

É possível em situações controladas e de laboratório criar estes mecanismos, mas isso não vai acontecer com os normais ladrões ou criminosos que apenas pretendem aceder aos dispositivos.

Ainda não é um sistema perfeito, mas a Apple conseguiu melhorar e muito o Touch ID para que fique ainda mais imune a problemas e a situações de roubo de identidade.

É no entanto ter presente que este sistema está a ser alargado dentro do ecossistema Apple e que vai permitir pagamentos e outras funções relacionadas com dados, ao ser aberto a aplicações externas, e que por isso deveria ser completamente à prova de acessos não autorizados.

A verdade é que nenhum destes sistemas é perfeito e a Apple conseguiu elevar o seu Touch ID a padrões muito elevados e que apenas em laboratório e com condições altamente controladas consegue ser enganado.

Exit mobile version