Hoje, às 13h, a Toshiba Europe promove um webcast em directo com informação sobre os mais recentes lançamentos de TV 3D sem óculos.
A Toshiba apresentou hoje na CEATEC 2010, a maior feira de electrónica de consumo do Japão, os primeiros televisores 3D sem óculos. Com ecrãs de 12” (30.5 cm) e 20’’ (50.8 cm), os novos televisores oferecem uma experiência de visualização tridimensional confortável, sem necessidade de recorrer a óculos 3D.
Numa aposta clara no conceito de “3D sem óculos”, a Toshiba apresenta também um protótipo de um portátil 3D de 12” (30.5 cm) para utilização sem aquele acessório.
Os novos televisores estarão disponíveis no final de 2010, no Japão.
Tecnologia inovadora potencia experiência 3D sem óculos
A tecnologia desenvolvida para as novas TV 3D sem óculos recorre a um sistema de definição de imagem integral, que capta nove perspectivas diferentes (paralaxes) de cada frame 2D que o cérebro sobrepõe para obter uma impressão tridimensional da imagem.
A Toshiba chegou a esta tecnologia devido à sua vasta experiência no desenvolvimento e design de semi-condutores e software, entre outras tecnologias. Os engenheiros da Toshiba desenvolveram um potente motor e um algoritmo para extrapolar estas perspectivas dos frames 2D à qual adicionaram uma folha lenticular perpendicular, com uma vasta série de lentes, que faz com que o cérebro sobreponha as perspectivas. Devido à ampla área de visualização da parte frontal destes ecrãs, o movimento dos olhos e da cabeça é facilitado, não se reflectindo num rompimento da imagem 3D, e não se sentindo o desconforto muitas vezes associado a outras tecnologias 3D sem óculos.
Qualidade de imagem superior em todas as TV 2D e 3D
“Com as novas TV 3D sem óculos, a Toshiba disponibiliza uma vez mais a melhor qualidade de imagem possível” afirma Jorge Borges, Director de Marketing da Toshiba Portugal. Os novos televisores não comprometem a experiência 2D, uma vez que a transição entre os modos 3D e 2D pode ser feita em segundos.”
Mais um passo para o futuro da TV 3D
Devidos às dimensões reduzidas do ecrã, as novas TV 3D dirigem-se ainda a um grupo de “early adopters”. Com estes equipamentos, a Toshiba pretende demonstrar que os ecrãs 3D auto-estereoscópicos são viáveis tanto tecnológica como comercialmente. “O lançamento comercial das nossas TV 3D sem óculos de 12” e 30” no Japão é o primeiro passo para o futuro do 3D no mercado do entretenimento em casa”, afirma Jorge Borges. “Mas são necessários ainda mais alguns anos para o desenvolvimento de ecrãs de maiores dimensões – acima das 40” – para TV 3D sem óculos, disponíveis a um preço razoável. Aqueles que querem usufruir da experiência 3D em casa em ecrãs maiores podem actualmente fazê-lo em óptimas condições, com TV 3D que usam óculos com obturador activo, como é o caso dos modelos da nossa série WL768”.
Participe no webcast em directo
Hoje, às 13h, a Toshiba Europe promove um webcast em directo com informação sobre os mais recentes lançamentos de TV 3D sem óculos.