A Tesla tem recheado os meios de comunicação com o seu sucesso no que toca ao seus veículos eléctricos que estão a mudar o segmento automóvel e o mundo. Contudo, não é a única empresa que brilha neste sector, até porque há várias, algumas até estão muito mais evoluídas em termos de motores.
Uma das que mais tem brilhado neste segmento, embora ainda em fase de projecto, é a empresa finlandesa Toroidion. Esta lançou um super bólide eléctrico, o “1MW ” que vai dos 0 aos 400 km/h em apenas 11 segundos.
Toroidion foi criada em 2011 para desenvolver inteiramente um novo poderoso bólide elétrico que seria competitivo na mítica corrida das 24 horas de Le Mans. O seu fundador, Pasi Pennanen, passou os últimos 20 anos na indústria automóvel a desenvolver um conceito de carro para tornar esta ideia num modelo de produção.
“There is no such thing as “it cannot be done”. I believe in pushing the boundaries in product development and design.”
1MW, o motor eléctrico equivalente a 1360 cavalos
A mais recente aposta da empresa finlandesa Toroidion é um super bólido eléctrico que foi designado por “1MW ”. Esta designação é uma referência à tradução da sua potência num megawatt, a tal equivalência a 1360 CV.
Tal como já vimos noutras marcas, este carro tem um motor para cada roda. O Toroidion 1MW vem com um motor eléctrico dianteiro de 200 kilowatts e nas rodas traseiras, cada uma é alimentada por um motor de 300 kilowatts. O combinar destas tracções leva o veículo a atingir os 400 km/h nuns estonteantes 11 segundos.
Pasi Pennanen o ex projectista da Jaguar
As linhas não são de todo estranhas, para os amantes das 4 rodas e este veículo faz lembrar outros bólides. A razão prende-se com o responsável, porque Pasi Pennanen foi quem projectou muitos dos carros da Jaguar e da Zagato. As linhas sóbrias, traseira proeminente e frente espalmada, são uma características de várias carros que estão já no mercado e agora fazem parte desta aposta da Toroidion… apenas com um coração eléctrico.
Estas imagens deixam adivinhar o que poderá, num futuro próximo, trazer ao mercado de alta gama, no que toca a bólides eléctricos.