Pplware

TOP semanal Pplware

Porque a nossa prioridade é a qualidade da informação que chega aos nossos leitores, escolhemos alguns artigos publicados ao longo da semana que passou e que reflectem o que de mais relevante se falou no mundo tecnológico no Pplware.

Depois de vários meses de trabalhos, eis que chegou o dia de apresentar a nossa distribuição para o Raspberry PI. Chama-se PiPplware (nome sugerido pelo nosso leitor Miguel Freitas e escolhido por unanimidade pelo nosso grupo de Raspberry PI no Facebook) e é desenvolvida pelo nosso leitor Diogo Santos.

Esta distribuição tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de linux para se poder usufruir das suas capacidades. Além disso, é nosso objectivo ir ao encontro das necessidades dos leitores, assim como aproveitar todas as sugestões que nos vão chegando.


Com o objectivo de nos aproximarmos ainda mais dos nossos leitores, o Pplware tem agora um sistema de newsletters (veja aqui as últimas edições) que permitirá ao leitores, a qualquer hora e em qualquer lugar, acompanhar todas as notícias que consideramos interessantes para si.

Depois de analisarmos várias plataformas para este efeito, a nossa escolha recaiu sobre a solução da empresa e-goi. Conhece quais as funcionalidades disponibilizadas por esta plataforma online de email marketing.


Seguindo o normal curso dos lançamentos beta para developers, a Apple lançou hoje a versão final do iOS 7.1 ao público em geral. Esta é a maior actualização desde que foi lançado, em Setembro de 2013, o iOS 7.

A actualização traz muitas novidades que eram pedidas e faziam muita falta. Entre elas poderá encontrar melhorias e novidades ao sistema, como por exemplo melhorias no reconhecimento de impressões digitais, o Touch ID e o suporte ao novo sistema auto da Apple, o CarPlay, apresentado na semana passada.

Vamos ver mais detalhadamente as novidades.


A crescente quantidade de informação a que temos acesso leva a que procuremos dispositivos de capacidades cada vez maiores para conseguirmos guardar os nossos dados.

Se num passado recente bastava alguns DVD’s para termos as nossas cópias salvaguardadas, hoje em dia esse número subiu bastantes e mesmo os discos Blu-Ray começam a não ser suficientes.

Para dar o salto para uma nova tecnologia e para volumes de armazenamento muito superiores, a Sony e a Panasonic uniram-se e criaram o Archival Disc, que poderá guardar até 1 TB de informação.


Foi em Setembro de 2013 que a Apple deu a conhecer oficialmente o iPhone 5C. Inicialmente muito se especulou sobre este ser um equipamento low cost, mas rapidamente se percebeu que os preços baixos implicariam um contrato de permanência.

Meio ano após o lançamento do  iPhones 5C, o site Digitimes dá a conhecer que as vendas do iPhone 5C tem sido um….fracasso!


Parlamento Europeu aprovou hoje a diretiva para que os telemóveis colocados no mercado passem a ser compatíveis com um carregador comum.

Depois de esta medida estar em vigor, qualquer pessoa pode carregar o seu telemóvel em qualquer parte do mundo, independentemente da marca e do modelo.


A Gionee é um dos mais fortes fabricantes de smartphones da China. Destaca-se dos restantes pelos seus smartphones arrojados em termos tecnológicos e por uma política de distribuição coerência, sem prejudicar a sua imagem com quantidade a mais e qualidade a menos.

Nesse sentido e depois de vários modelos distribuídos nos seus principais mercados, o chinês e o indiano, a Gionee lança o mais fino smartphone alguma vez construído, o Elife S5.5.


…são já vários os equipamentos confirmados com tal falha de segurança que permite o acesso a toda a informação do equipamento

A existência de vulnerabilidades  em Android volta a ser o tema do dia! Desta vez, os responsáveis pelo projecto Replicant –  versão completamente gratuita e open-source do Android, informaram no site do projecto que detectaram e corrigiram um Backdoor nos Samsung Galaxy.

Segundo informam, esta falha de segurança  permite o acesso remoto aos ficheiros do sistema, aproveitando uma falha localizada na biblioteca que faz a comunicação entre o Android e o modem do equipamento.


O lançamento do iOS 7.1 no início desta semana veio trazer algumas novidades aos iDevices que eram esperadas. Depois de várias versões de actualização para resolver alguns bugs que foram sendo identificados, esta foi a versão que voltou a trazer alterações de fundo ao iOS.

Mas com a utilização do iOS 7.1 durante os últimos dias, muitos utilizadores voltaram a sentir problemas que se julgavam estar ultrapassados e que não voltariam a surgir.


O iOS 7.1 significa um salto qualitativo face ao que a Apple tinha apresentado no iOS 7.0 (versão anterior). Equipamentos como o iPhone 4 e iPhone 4S ganharam uma nova vida e os restantes dispositivos obtiveram melhorias significativas, já que foram resolvidos alguns problemas que afectavam a versão anterior. No entanto, nem tudo são rosas, muitos utilizadores queixam-se de problemas com a autonomia da bateria.

Há solução para alguns dos problemas reportados pois são sintomas reconhecidos de actualizações anteriores. Hoje deixamos algumas dicas simples, mas úteis, que podem resolver problemas relacionados com a bateria.


O fim do Windows XP é uma realidade que vai acontecer já no próximo dia 08 de Abril. Nessa data, a Microsoft vai terminar todo o suporte e todo o desenvolvimento de manutenção deste sistema operativo.

Mas o XP está mais disseminado do que se poderia julgar, e as máquinas multibanco, são uma das maiores consumidoras deste sistema operativo.

De acordo com informações agora veiculadas, a maioria dos grandes bancos mundiais ainda não fez a transição para outro SO mais recente e estão a preparar-se para pagar à Microsoft para manter o Windows XP actualizado.

Exit mobile version