Pplware

MEO Wallet – Pagar um café com o telemóvel já é uma realidade

Este serviços está disponível desde ontem para 11 mil colaboradores da Portugal Telecom. Substitui dinheiro físico e carteira possibilitando o pagamento imediato, de variados bens de consumo utilizando apenas o telemóvel.

Os pagamentos são feitos através de novas tecnologias como o NFC e de tecnologias mais disseminadas como o SMS, USSD e QR Codes e é um serviço universal para qualquer tipo de telemóvel.

A Portugal Telecom lançou o MEO Wallet (antes TMN Wallet), um projeto piloto de pagamentos através do telemóvel, que estará disponível para todos os colaboradores dos edifícios da PT na Avenida Fontes Pereira de Melo e na Avenida Álvaro Pais em Lisboa, da PT Inovação em Aveiro, bem como para qualquer outro colaborador da PT que se desloque a um destes edifícios.

Através do MEO Wallet será possível adquirir produtos nas máquinas de venda automática, espaços de restauração e serviços de venda personalizada de produtos alimentares, disponíveis nestes edifícios, utilizando apenas o telemóvel para pagamento.

Com este serviço, que se encontra entre os primeiros no mundo, é possível fazer pagamentos com qualquer telemóvel, dispensando a utilização de dinheiro físico.

O conceito do telemóvel enquanto substituto da carteira está a tornar-se uma realidade a nível internacional e é também cada vez mais uma necessidade efetiva dos consumidores.

A Portugal Telecom procura assim aferir, junto de um universo diversificado de utilizadores, o tipo de usabilidade do serviço, qual a tecnologia mais fiável, quais os tipos de alterações nos hábitos de consumo e nas dinâmicas de negócio dos comerciantes.

A utilização do serviço é muito simples. O cliente começa por se registar no site do serviço MEO Wallet, e cria uma carteira virtual que poderá carregar utilizando o seu cartão de crédito, Paypal, multibanco ou MB Phone.

Depois disto, o saldo fica imediatamente disponível para pagamento de produtos com o telemóvel nos comerciantes aderentes. Este saldo é independente do habitual saldo de comunicações do cliente e poderá ser carregado a qualquer momento.

O processo de pagamento é, também, bastante simples e imediato. Por exemplo, para pagar através de NFC (near field comunication, uma tecnologia de pagamentos por proximidade existente em telemóveis recentes com tecnologia topo de gama) basta abrir a aplicação do tmn wallet e encostar o telemóvel ao terminal de pagamento, introduzindo depois o PIN pessoal de segurança para confirmar a transação.

Para que os pagamentos sejam feitos por sms, o utilizador apenas terá de enviar um sms grátis para o 5665 com a palavra “pagar” de forma a receber um código a introduzir no terminal de pagamento.

De notar que todos os detalhes de segurança foram exaustivamente pensados e acautelados, dado que todas as comunicações são suportadas nos protocolos de segurança mais avançados e que os dados confidenciais de pagamento não são enviados de forma visível através da plataforma, mas sim de forma cifrada. Para além disso, todas as transações são protegidas por um PIN pessoal.

MEO Wallet incorpora várias vantagens para os seus utilizadores:

  1. Utilidade: dispensa as moedas, notas e carteira;
  2. Abrangência: disponível para qualquer cliente independentemente do seu telemóvel;
  3. Rapidez: o pagamento é imediato;
  4. Tecnologia avançada: inclui o pagamento por proximidade (NFC) entre outras tecnologias;
  5. Facilidade de carregamento: através de website e com vários métodos disponíveis;
  6. Controlo de custos: disponibilização do histórico de consumos e saldo remanescente no website ou telemóvel.

Do lado de quem de quem faz a venda, existem igualmente inúmeras vantagens:

  1. Redução de custos: através da dispensa da gestão de notas e moedas;
  2. Aumento de receitas: via novas vendas que não se realizavam por falta de trocos;
  3. Controlo: consulta em real time das vendas através de um backoffice acessível via web;
  4. Escalabilidade: aplicável a novos pontos de venda.

Este piloto terá a duração de cerca de 3 meses e conta com a participação de várias empresas de comércio de bens alimentares como a Torrine, Simple Fruit, ICA e Solnave. Conta ainda com a participação da Huawei e da Incard nas componentes de equipamentos relacionados com a tecnologia NFC.

Desenvolvido para a MEO pelo SAPO e PT Inovação, o MEO Wallet agrega diferentes tecnologias, como o NFC, QR Codes, SMS e USSD numa experiência comum, por forma a disponibilizar uma solução segura e fácil de utilizar que permita ao consumidor final dispor de uma solução de pagamentos através do seu telemóvel, dispensando assim o dinheiro físico e a carteira.


Homepage: MEO Wallet

Exit mobile version