Pplware

TMN introduz 4G em ambientes urbanos reais

…com trials em Cascais e Braga. 4G sai do ‘laboratório’ e já pode ser testado pelos portugueses.

Centrada no desenvolvimento do LTE (Long Term Evolution) ou rede 4G e na verificação das condições necessárias à sua implementação em Portugal, a TMN introduz o 4G em ambientes urbanos reais ao realizar os primeiros trials de abrangência nacional: Cascais e Braga. A TMN assinala, deste modo, o primeiro momento em que os portugueses terão acesso num contexto real a velocidades de Banda Larga Móvel até 150 Mbps.

Comprometida com a disponibilização de soluções precursoras e com a definição de tendências ao nível da comunicação em mobilidade, com vista a reforçar a liderança na Banda Larga Móvel, a TMN tem vindo a destacar-se desde o primeiro momento pelo investimento e o empenho na implementação da rede 4G, tendo apresentado em Março de 2010 a primeira demonstração pública em Portugal. Em Abril do mesmo ano, a TMN demonstrou na PT Inovação em Aveiro um conjunto de novas soluções através desta tecnologia, posicionando-se como o primeiro operador no país a alargar um projecto-piloto 4G aos meios académico/laboratorial e industrial.

Hoje a TMN dá um passo significativo no desenvolvimento do 4G e contribui para tornar a rede do futuro mais próxima da comunidade em geral, deslocando-a do ambiente laboratorial criado em 2010 em Lisboa e Aveiro para os ambientes urbanos de Cascais (9 a 29 de Abril – CascaiShopping) e Braga (brevemente). Os habitantes e visitantes de ambas as localidades poderão experimentar directamente um conjunto de serviços do universo PT que ilustram as potencialidades do 4G, nas vertentes particular e empresarial:

Nestes trials 4G da TMN, em Cascais e Braga, vai destacar-se ainda a presença de Túneis de Vento, duas estruturas através das quais os visitantes podem experimentar a sensação provocada pelas velocidades alcançadas pela tecnologia 4G, em comparação com o 3G. Uma rajada de vento proveniente dos túneis de vento ilustrará de forma divertida a latência proporcionada por ambas as ligações. O conceito explorado no túnel de vento poderá ser também experimentado numa rede de mupis que a TMN implementará em Cascais e, brevemente, em Braga.

TMN 4G – a mobilidade do futuro em demonstração hoje

Ao 4G, a nova geração de comunicações móveis que vem melhorar o 3G, estão associadas desde logo um conjunto de vantagens que equipará a experiência de utilização dos serviços móveis à das comunicações fixas em fibra: maior velocidade, maior largura de banda, melhor cobertura e maior qualidade de rede.

Através do 4G, os clientes da TMN terão a oportunidade de usufruir de maiores débitos de transferência de dados, assim como de uma maior eficiência e performance no acesso a serviços de Banda Larga Móvel. O surgimento de um universo cada vez mais diversificado e completo de soluções convergentes, suportadas em plataformas fixas e móveis, tem vindo a contribuir para que estes dois tipos de acesso sejam complementares e proporcionem experiências equivalentes.

Comparativamente com o 3G, os utilizadores das comunicações móveis podem, ainda, através do 4G, beneficiar de uma melhor eficiência de utilização do espectro radioeléctrico e de uma menor latência, usufruindo de serviços em mobilidade até agora só possíveis através da Fibra Óptica ou ADSL. Considerada uma tecnologia sustentável, acompanha a tendência de desenvolvimento de equipamentos mais pequenos e com menor consumo de energia e, pelas larguras de banda associadas, permite a utilização de soluções que, tal como na Fibra Óptica, são mais sustentáveis (caso do ensino à distância ou da multi-conferência em alta definição).

O investimento que a TMN tem vindo a promover no desenvolvimento e melhoramento da Banda Larga Móvel e da rede que a suporta constitui um factor determinante não só da adesão de serviços em mobilidade, como do aumento da utilização da Internet em Portugal.


Homepage: TMN 4G

Exit mobile version