Existem pontos de viragem no mundo da tecnologia, em 2010, com o lançamento do iPad, o segmento “computador” registou um dos maiores pontos de viragem deste século. O paradigma estava a mudar e a própria internet começou a adaptar-se, a recriar-se para conseguir levar os muitos serviços a este novo gadget.
Os vários players deste mercado começaram a desenvolver os concorrentes, e foram várias as marcas com vários sistemas e… tamanhos. Hoje está em causa o tamanho ideal para um tablet mini, será 7 polegadas ou será que a medida do novo iPad mini é que está certo, serão as 7.9 polegadas o mais apropriado?
Steve Jobs, o criador do iPad, tinha uma posição muito segura, quanto à redução do tamanho do iPad, das 9.7 polegadas. O fundador da Apple mostrava desprezo pelos tablets mais pequenos e foi sempre contra a redução dos mesmos. Numa conferência telefónica de resultados, em Outubro de 2010, como podem ouvir em baixo, Steve marcou claramente a sua posição, quando questionado acerca do assunto, quando lhe perguntaram o que achava dos tablets de 7 polegadas, completamente diferente do iPad de 9,7 polegadas, respondeu o seguinte:
“A razão pela qual não faremos um tablet de 7 polegadas não é porque não queiramos atingir um nível de preços mais baixo. É porque achamos que o ecrã é demasiado pequeno para expressar o software. Como uma empresa dirigida pelo software, pensamos primeiro nas estratégias de software”, declarou. “Não acreditamos que se consiga fazer um grande tablet com um ecrã de 7 polegadas.”
Mas então o que mudou com Tim Cook agora com o lançamento do iPad mini de 7.9 polegadas?
O actual Chief Executive Officer da Apple, Tim Cook, clarificou, durante a apresentação dos resultados financeiros do quarto trimestre, que o iPad mini não é um tablet de 7 polegadas, porque a Apple entende que os tablets desse tamanho não são um bom produto.
Cook especificou que um ecrã de 7.9 polegadas fornece mais 35% de ecrã que o seu concorrente de 7 polegadas:
“(…) referencing all comments Steve made before about 7-inch tablets: Let me be clear, we would not make one of the 7-inch tablets. We don’t think they are good products, and we would never make one. Not just because it’s 7 inches, but for many reasons. One of the reasons…is size. I’m not sure if you saw our keynote. The difference in just the size between 7.9—almost 8—versus 7 is 35 percent. And when you look at the usable area, it is much greater than that. You know, it is from 50 percent to 67 percent. The iPad mini has the same number of pixels as iPad 2 does. You have access to all 275,000 apps in our App Store. So, iPad mini is a fantastic product. It is not a compromise product like the 7-inch tablets. It is a whole different league.”
Será que os atributos, qualidade de materiais, um ecrã maior e conexão de dados, serão convincentes ao consumidor?
Google lançará Nexus 7 com conectividade 3G dia 29 de Outubro
A FCC, agência reguladora de comunicações norte-americana, confirmou na quinta-feira passada, dia 25 de Outubro, que a Google irá lançar uma versão do seu tablet Nexus 7 com conectividade 3G. Este novo modelo, apareceu na lista de equipamentos que estão na mesa de testes da agência, e que este deve ser oficialmente anunciado já na próxima segunda feira, dia 29 de Outubro, no evento da Google.
Serão então estes os argumentos que podem convencer os consumidores? Qual será, assim, o preço do novo tablet da Google com 3G, terá o mesmo preço do iPad Mini celular?