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Tesla Model S de competição faz 2.1 segundos dos 0-100 km/h

Com a moda dos carros eléctricos e com o futuro próximo no horizonte, nasceu o Electric GT Championship. Esta é a nova competição destinada exclusivamente a modelos eléctricos. Esta prova tem o apoio da FIA e há cada vez mais interesse em ver os novos bólides que primam pela ecologia, sem perder o poder motriz.

Na grelha de partida desta prova vão estar apenas modelos Tesla Model S, com equipas de 10 homens e 10 mulheres, pilotos internacionais, nas 10 equipas que fazem parte do campeonato.

A prova «emissões-zero» tem a sua inauguração em Setembro deste ano e passará por alguns dos principais circuitos europeus – entre os quais Paul Ricard, Barcelona, Assen e Nürburgring – antes de cumprir para outros rumos, mais concretamente esta prova, estará noutras três corridas extra-campeonato a realizar-se na América do Sul.

 

Finalmente apresentado o poderosos Tesla Model S de competição

Durante a edição de 2017 do Autosport International Show, em Birmingham, foi finalmente apresentada a versão de competição do Tesla Model S.

O campeonato EGT terá como modelo base um Tesla, não o P85+, mas sim o Tesla Model S P100D, carro que na versão de competição é capaz de acelerar dos 0-100 km/h em 2 segundos. Leu bem, dois segundos!!!

 

Mas quais as diferenças deste para o Model S de produção?

O peso foi logo o ponto em que os engenheiros se debruçaram. Partindo de um Tesla Model S P100D, os responsáveis conseguirem realizar uma dieta de 500 kg (para os 1730kg), ao retirar todo o equipamento desnecessário no interior que agora está equipado com uma “roll cage”.

Em termos mecânicos, esta versão de competição recebeu afinações ao nível da suspensão e travões, assim com um kit de aerodinâmica completo e pneus Pirelli de competição. Mas o principal destaque vai mesmo para a motorização. Embora não tenha especificado que alterações fez aos dois motores eléctricos, a organização anunciou números de cortar a respiração: 795 cv de potência e 995 Nm de binário máximo, o suficiente para uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2.1 segundos.

Conforme se pode ver nas imagens, o Tesla Model S P100D foi alterado de forma profunda, para esta competição. Como um dos factores de aumento de consumo e perda de performance é o peso, as equipas estão a despir do supérfluo o que não faz falta ao piloto e ao carro neste evento desportivo. Assim se explica que, sem mexer na unidade de potência do carro, ele consiga ganhar alguns décimos na aceleração 0-100 km/h.

A suspensão é pensada para a competição e a direcção foi alterada, ao mesmo tempo que a travagem recebeu vários melhoramentos para lidar com as exigências das corridas. Nos dois vídeos que apresentamos, poderá verificar as alterações feitas no Tesla Model S, mesmo que as especificações apresentadas não correspondam, agora, ao novo modelo que irá ser utilizado.

Como já foi referido, a competição terá 20 pilotos de 10 equipas que vão disputar corridas em sete pistas europeias, estando programadas algumas visitas extracampeonato aos Estados Unidos. Quanto ao formato da competição é simples: sessão de treinos livres com 20 minutos, sessão de qualificação de 30 minutos e duas corridas com 60 quilómetros de extensão, uma de dia e outra de noite. Segundo os organizadores, cada fim de semana de corridas será “um festival de tecnologia e inovação para a sustentabilidade”. Cada corrida será transmitida via Internet no YouTube, Twich e no Periscope.

Realmente uma nova época está a aproximar-se e dentro de pouquíssimos anos, as competições automóveis serão bem diferentes.

Via: RA

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