Pplware

Tenha atenção: Infarmed alerta para oxímetro de pulso falsificado

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde alertou no seu site que foi identificada na Alemanha uma falsificação de um dispositivo médico que mede o oxigénio no sangue – Fingertip Pulse Oximeter, modelo C101H1, do fabricante Shenzhen IMDK Medical Technology Co., Ltd .

O Infarmed recomenda aos distribuidores em Portugal para que não seja adquirido nem utilizado.


Infarmed ja alertou todos os distribuidores que notificaram a comercialização do oxímetro

Segundo refere o Infarmed, “Na rotulagem do produto falsificado encontra-se identificada como fabricante a entidade ‘Shenzhen Mdk Medical Technologyco., ltd.’ e como mandatário a entidade MedNet GmbH”.No entanto, a empresa MedNet GmbH informou não conhecer o produto nem o alegado fabricante, refere o Infarmed, acrescentando que também a marcação CE0123 constante da rotulagem é falsa.

O Infarmed indica ainda que em Portugal alertou todos os distribuidores que notificaram a comercialização deste dispositivo médico para a existência deste produto falsificado e recomendou a todos os intervenientes na cadeia de comercialização e utilizadores que, caso o produto falsificado seja detetado, não seja adquirido nem utilizado.

O oxímetro de pulso é um dispositivo usado por profissionais da área da saúde (e não só), que mede indiretamente a quantidade de oxigénio no sangue de um paciente. Em geral é anexado a um monitor, para que os terapeutas ocupacionais, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, fonoaudiólogos, médicos, pacientes, Profissionais de Educação Física e fisioterapeutas possam ver a oxigenação em relação ao tempo. A maioria dos monitores também mostra a frequência cardíaca.

Infarmed

Exit mobile version