Pplware

Telemóvel: Mudou de operadora? Desligue o aviso

Certamente já lhe aconteceu ligar para alguém e ouvir uma mensagem inicial que indica que o número para onde está a ligar pertence agora a outra operadora.

É verdade que esta informação até pode ser útil para quem está a efectuar a chamada (tendo em conta o tarifário aplicado), mas pode também torna-se chato e demorado, é sempre tempo que se perde a ouvir a mensagem… (e então se ligar várias vezes…).

A pessoa que estabelece a chamada, se desejar, pode solicitar ao seu operador móvel que iniba a audição desse aviso. Saiba como proceder.

Desde 30 de Junho de 2003, que os utilizadores de redes móveis, sempre que efetuam uma chamada nacional de voz para um número portado para outra rede móvel, ouvem um aviso gratuito que informa qual a nova rede a que pertence o número marcado. A partir de 2 de Setembro de 2005, o conteúdo deste anúncio passou a ser o seguinte: ”Aviso: Está a ligar para um assinante que agora pertence à […]. Aguarde.”. A pessoa que estabelece a chamada, se desejar, pode solicitar ao seu operador móvel que iniba a audição desse aviso.

De acordo com os elementos fornecidos à ANACOM pelos operadores móveis abrangidos pelo n.º 1 do artigo 21.º do regulamento da portabilidade, os respetivos clientes poderão seguir os seguintes procedimentos, por forma a possibilitar, de forma gratuita, a inibição ou a reativação da audição do aviso online:

Como viram é muito fácil inibir o aviso de portabilidade. Na maioria dos casos basta ligar um número e proceder à desactivação do aviso mas, nalgumas operadoras, podemos também proceder a essa alteração online.

Nota dos Leitores: De referir que este processo apenas desactiva a mensagem quando somos a origem da chamada efectuada, se tivermos procedido à portabilidade de um número. Quem ligar para nós continuará a ouvir a mensagem, a não ser que quem nos ligue tenha também desactivado esse aviso.

Desde já o nosso agradecimento ao nosso leitor Sérgio Romão pelo envio desta dica.

Exit mobile version