E se os telefones portáteis servissem de retransmissores para estabelecer o estado do tráfego nas grandes cidades? O MIT (Massachusetts Institute of Technology) estuda a possibilidade de estabelecer mapas em tempo real que indicam as zonas de densidade em telemóveis.
Fornecer uma informação sobre o estado do tráfego em tempo real não é fácil. A existência de filas ou de um abrandamento é na maior parte das vezes só assinalado depois de já estar formado há algum tempo. Um pequeno objecto comunicante, que levamos (quase) todos, o telemóvel, poderia no entanto ajudar-nos a descongestionar certas zonas densas de uma cidade.
É pelo menos o que tenta desenvolver o MIT para a cidade de Roma, regularmente paralisada por engarrafamentos monstros. A ideia de Real Time Rome é utilizar os dados de posicionamento dos telemóveis em relação às células da rede móvel do seu operador para criar mapas da cidade que indicam onde encontram-se os portadores de telemóveis.
Fornecer uma informação sobre o estado do tráfego em tempo real não é fácil. A existência de filas ou de um abrandamento é na maior parte das vezes só assinalado depois de já estar formado há algum tempo. Um pequeno objecto comunicante, que levamos (quase) todos, o telemóvel, poderia no entanto ajudar-nos a descongestionar certas zonas densas de uma cidade.
É pelo menos o que tenta desenvolver o MIT para a cidade de Roma, regularmente paralisada por engarrafamentos monstros. A ideia de Real Time Rome é utilizar os dados de posicionamento dos telemóveis em relação às células da rede móvel do seu operador para criar mapas da cidade que indicam onde encontram-se os portadores de telemóveis.
As zonas de engarrafamento podem assim ser identificadas pelo aumento da densidade de telemóveis na mesma infra-estrutura rodoviária e eventualmente permitir a outros motoristas tomar vias alternativas. Se a informação sobre a situação dos grandes eixos é geralmente bem dominada, a das vias secundárias continua a ser geralmente mal conhecida, e é lá que o sistema imaginado pelo MIT toma o seu sentido.
O conhecimento do estado do tráfego em tempo real tem outras vantagens. Permite uma melhor gestão em recursos dos transportes públicos. As horas de passagem já são consideradas, mas combinadas com o conhecimento dos pontos densos em população, é possível redimensionar a rede dos autocarros para uma melhor resposta às necessidades.