Decerto todos nós já passámos pela frustração de tirar uma foto àquele momento único e, quando fomos a ver, a foto saiu tremida e pouco perceptível. No entanto a Microsoft criou uma tecnologia que, apesar de não remover completamente o movimento da imagem, consegue impedir que esse efeito aconteça nas suas fotos.
Esta tecnologia, apresentada no dia 2 de Agosto pela Microsoft, foi desenvolvida pelo sector de pesquisa da própria empresa. É uma tecnologia que possui no seu sistema um conjunto de acelerómetros e giroscópios anexados à própria câmara, ou seja, são seis sensores em volta de uma DSLR (Digital Single-Lens Reflex), para proceder à captura dos movimentos feitos pela própria câmara e realizar a devida correcção de possíveis efeitos.
Nas fotos que foram submetidas para tratamento com esta tecnologia, nota-se uma clara nitidez que, nas fotos tremidas não era perceptível. No entanto, a Microsoft refere que esta tecnologia pode não ficar por aqui, pois ainda há espaço para melhorias da mesma. Este é também o motivo pelo qual a tecnologia não tem, ainda, data prevista para se disponibilizar no mercado, nem se sabe se a Microsoft a irá licenciar aos fabricantes de câmaras.
Resta-nos esperar que esta tecnologia esteja acessível, para que as nossas fotos tenham uma melhor qualidade.