Um técnico de dispositivos electrónicos de Hong Kong foi condenado a oito meses e meio de prisão, depois de ter disponibilizado a clientes fotografias privadas de uma celebridade local, encontradas num computador portátil.
O caso remonta a 2006 quando o actor Edison Chen levou o seu computador portátil para reparações.
Durante a reparação do equipamento, o jovem técnico de 24 anos que ficou encarregue da tarefa descobriu que o actor tinha no computador mais de mil fotografias privadas, onde aparecia com outras celebridades de Hong Kong em poses comprometedoras.
De acordo com a acusação, o jovem fez uma cópia destas imagens tendo posteriormente «mostrado algumas das fotografias a duas clientes femininas, antes de dar um CD com todas as 1300 imagens a uma delas».
Dois anos mais tarde, em Fevereiro de 2008, as imagens acabaram por ir parar à Internet, o que terá causado um enorme escândalo na China, onde o actor era bastante popular.
Na altura Edison Chen teve de admitir a veracidade das fotografias, fez um pedido público de desculpas e acabou por se retirar para o Canadá, onde esteve afastado até à sua recente participação no último filme de Batman, o Cavaleiro das Trevas.
No julgamento que agora terminou, o técnico foi condenado a oito meses e meio de prisão, pelos crimes de acesso a computador de outra pessoa para fins desonestos. SOL