Pplware

Techdays 2015: Entrevista ao Prof. Carlos Salema

Começa hoje o evento Techdays! Este evento vai trazer à cidade de Aveiro um conjunto de prestigiados oradores para debater as Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica. Durante as últimas semanas o Pplware esteve à conversa com alguns dos oradores que nos foram partilhando algumas expectativas para o evento mas também abordando alguns assuntos que aí serão debatidos.

Leia a nossa entrevista ao Prof.Dr. Carlos Salema, presidente do Instituto de Telecomunicações.

1) Como presidente do Instituto de Telecomunicações, explique-nos um pouco qual a vossa missão/áreas de acção no campo das Telecomunicações?

O Instituto de Telecomunicações tem como missão a criação de novos conhecimentos (investigação e desenvolvimento) e o apoio à formação avançada no domínio das telecomunicações.

2) Que espera do evento TechDays? Que mais valias poderá trazer para a área das telecomunicações/TICE?

A par do TechDays, este ano irá ser realizada também a 10º conferência de telecomunicações. Até agora temos apostado numa conferência meramente técnico científica, em que há a apresentação de trabalhos, debates. Este ano existe um modelo diferente, onde além da conferência de telecomunicações teremos também uma feira tecnológica, para a qual convidamos as instituições de investigação da nossa área e as empresas, com o objectivo de fazer uma mostra da nossa terra não só do ponto de vista da criação de conhecimento mas também da criação e desenvolvimento de novos serviços.

3) Qual a importância das Tecnologias da Informação, Comunicação e Electrónica (TICE) para Portugal em especial para a sua Economia?

As tecnologias de informação e comunicação são transversais a muitas áreas, abrangendo todos os ramos da economia. Todos precisam de telecomunicações, boa qualidade, preços simpáticos, etc. Toda a gente interage com toda a gente e nesse sentido…

Em Portugal os preços dos serviços não são escandalosamente elevados… é preciso avaliar o retorno.  Há 20 anos quando referi numa conferência que não fazia sentido nenhum o custo de utilização do telefone ser feito por chamada…ouvi alguns nomes. Na altura defendia que o  que fazia sentido era ter um preço fixo para ter o serviço de telefone em casa. O que é interessante de ver, é que passados alguns anos esse modelo foi adoptado.

4) No que diz respeito ao ensino, de uma forma geral, considera que os cursos que estão de certa forma ligados às TICE, estão actualizados para os desafios actuais e futuros?

Eu penso que sim, e acho que nas telecomunicações e outras áreas estão apropriados para ensinar os jovens e eu diria mesmo, como prova que isto é verdade, é que os nossos jovens são muito procurados (especialmente no estrangeiro). As empresas internacionais consideram normalmente que os nossos alunos têm uma formação igual e até superior ao que estão habituados.

Em nome do Pplware um agradecimento ao Prof. Dr. Carlos Salema pela disponibilidade e simpatia.

Exit mobile version