Os estudos que têm vindo a ser realizados, pelas principais empresas na área da consultoria, indicam que os tablets irão superar os PCs, já em 2015, sendo que a cada ano que passa o número de unidades de tablets vendidos têm aumentado significativamente.
Neste segmento, a Apple continua a liderar isolada… mas, tendo em conta os números relativos às vendas do segundo trimestre de 2013, os tablets pequenos com Android têm ganho um distinta participação no mercado.
Empresas como a Samsung, Amazon, Lenovo… entre outras, têm assistido a um crescimento exponencial relativamente às vendas dos seus tablets pequenos com Android. Apesar da Apple continuar a dominar o mercado dos tablets, com 43% em todo o mundo, a Samsung, Amazon, Lenovo, Acer, têm obtido ganhos significativos, ano a ano e os últimos números, obtidos por um estudo levado a cabo pela Canalys relativamente ao segundo trimestre (onde foram vendidos na totalidade cerca de 34 milhões de tablets) não enganam:
- Crescimento da Acer: 228%
- Crescimento da Lenovo: 317%
O estudo revelou também que 68% dos tablets vendidos, no segundo trimestre, têm um tamanho de ecrã igual ou inferior a 9”. As vendas da tablets Apple registavam no segundo trimestre de 2012 um total de 71,2% do share de mercado tendo esse valor caído para os 43% em igual período de 2013.
No caso da gigante Samsung, o crescimento foi na ordem dos 295%, reforçando assim a segunda posição. Como podemos ver pela tabela anterior, no segundo trimestre de 2012 a Samsung tinha um total de 7,8% de participação no mercado, com 1,867,00 de tablets vendidos… tendo esse numero subido para os 7,371,00 em igual período de 2013.
Para o analista James Wang, da Canalys, os números da Apple são o reflexo do não lançamento de nenhum equipamento por parte da empresa de Cupertino. Mas acredita que, quando tal acontecer… os números vão estabilizar. Por outro lado, e considerando os tablets um produto mainstream que já não surpreendem os utilizadores como acontecia há uns tempos (quando eram novidade), os tablets Android têm reunido as escolhas dos utilizadores por serem baratos (por exemplo o potente Nexus 7)… e potentes. Via CNET