Não há dúvidas que o Windows é o melhor sistema operativo da atualidade… mas isso não quer dizer que seja perfeito. Apesar do elevado grau de estabilidade e suporte, o sistema pode falhar no arranque impossibilitando assim o acesso à informação (tais situações esporádicas também acontecem com o próprio Linux).
Nesses momentos nada melhor que ter o SystemRescueCD à mão! Vamos saber quais as novidades da versão 6.0.
O SystemRescueCd é uma distro de GNU/Linux (baseada agora no Arch Linux), que pode correr através de um CD/DVD ou de um dispositivo USB, permitindo a reparação do sistema e recuperação de dados depois de o sistema ter “emperrado”.
Esta ferramenta dota o utilizador de privilégios para executar tarefas de administrador no nosso computador, tais como criar e editar partições no disco, reparar o sistema, reparar o boot, etc.
Novidades do SystemRescueCd 6.0.0
- A distribuição é agora baseada no Arch Linux (antes tinha como base o Gentoo)
- Suporte total para arquiteturas a 64 bits (deixa de haver suporte para sistemas a 32 bits)
- Interface gráfica baseada no xorg-1.20.3 e xfce-4.12
- kernel Linux-4.19.19 (LTS)
- Atualização das ferramentas de sistema: e2fsprogs-1.44.5, xfsprogs-4.19.0, btrfs-progs-4.19.1
- Atualização das ferramentas para discos: gparted-0.33.0, lvm2-2.02.183
É bastante fácil de usar o SystemRescueCD, bastando para isso colocar num CD ou PenUSB (usando, por exemplo, o LiliUSB) e escolher uma das opções de arranque disponibilizadas.
O kernel suporta a maior parte das partições de ficheiros (Ext2, Ext3 e Ext4, ReiserFS, XFS, JFS, VFAT, NTFS, ISO9660 e btrfs), assim como sistemas de ficheiros de rede (samba e nfs).
O SystemRescueCD é sem dúvida uma ferramenta fantástica para usar quando o sistema “emperra” e queremos, por exemplo resgatar todos os dados do disco. É simples de executar, rápido e traz consigo ferramentas fantásticas. Experimentem!