Pplware

Symbian^4 – Um olhar sobre o futuro

Ainda o Symbian^3 não saiu, e já se prepara a nova versão. A Nokia não pára, nem pode. Depois de um vice da gigante finlandesa ter vindo a público afirmar que “o N97 foi um fracasso em termos tecnológicos, mas não voltaremos a cometer o mesmo erro” ficámos mesmo com a sensação que a Nokia aprendeu. Apesar de estes serem dois simples vídeos, merecem um olhar atento.

Porque é difícil falar da nova versão sem conhecer a antiga, aqui fica o primeiro vídeo da nova versão da plataforma Symbian, agora Open source.

O homescreen, que já estava refinado, está agora melhor. O tão adorado multitouch chegou ao Symbian, uma UI super simples e mais uma mão cheia de novidades, que já existem nas outras plataformas. Ok, a Nokia está a tentar fazer um SO requintado adoptando o que há de melhor em todos os sistemas de topo do mercado. Isso não é mau mas esperava algo mais.

Agora vem o Symbian^4. O facto da Nokia ter dito que a versão 4 iria levar uma completa renovação na UI, pareceu-me um bom começo. Sou da opinião de que é preciso renovar e o que é verdade é que a UI se tem mantido idêntica, sem muitas modificações. Os vídeos, apesar de não comprovarem praticamente nada, vêm mostrar mais algumas novidades que me agradam. Aqui ficam e já vamos tirar algumas conclusões.

Reconheço que os vídeos podem ser decepcionantes. Conhecendo o MAEMO como conheço, parece-me que está num patamar acima do Symbian, apesar desta nova versão já mostrar diversas alterações interessantes. A UI está realmente muito minimalista, o que pode ser um pau de dois bicos pois vai agradar a uns e desagradar a outros tantos. Vejo alguns melhoramentos no homescreen, e na galeria. Esta tem algo novo. O que é óptimo e é um bom presságio.

O mercado, para além de algo sólido, precisa de novidades, algo que se destaque e, sobretudo, venda. Acredito, como é óbvio, nas capacidades na Nokia e gostava que a partir da versão 3 do Symbian voltássemos a ver a Nokia a regressar mais uma vez para o seu lugar, que é na vanguarda da tecnologia.


Fonte: Engadget

Exit mobile version