A Symantec colocou no mercado uma nova solução que permitirá às organizações gerir melhor o crescimento de dados não estruturados – documentos, folhas de cálculo e e-mails. O Data Insight for Storage vem possibilitar um maior controlo de privilégios e utilização dos dados não estruturados, resultando em custos de armazenamento mais baixos e num adequado alinhamento desses dados com os desafios do negócio.
Segundo a IDC, a capacidade de armazenamento vendida para suportar ficheiros deverá registar uma taxa de crescimento anual de 60.1% de 2008 a 2013. O desafio é identificar o proprietário dos dados, compreender a sua utilização e gerir o seu consumo, assim como aplicar privilégios no seu acesso. Todas estas necessidades aumentam drasticamente enquanto o volume de dados é cada vez maior.
É neste campo que o Data Insight For Storage apresenta as seguintes funcionalidades:
- Consumo/atribuição de custos eficaz – Permite ao gestor de TI visualizar o criador, o utilizador e o responsável pelos dados. Os utilizadores individuais são associados a departamentos/linhas de negócio, aumentando assim a eficiência do consumo de armazenamento, tirando partido dos relatórios de consumo e atribuição de custos.
- Organização de dados inactivos/órfãos – Com a rápida identificação do proprietário dos dados, os dados inactivos são facilmente identificados e organizados.
- Utilização dos dados – Permite ao gestor de TI a realização de operações estratégicas de reclamação, migração, classificação e decisão de planeamento de capacidade, contribuindo para uma redução das despesas resultante da visualização dos relatórios de análise de consumo, assim como padrões de consumo.
“Para muitas organizações, o crescimento do volume de dados é incontrolável, não apenas do ponto de vista da gestão da infra-estrutura, mas também do ponto de vista das politicas. Com o Data Insight for Storage, os gestores de TI podem obter visibilidade e controlo sobre dados não-estruturados, e utilizar os recursos fornecidos por estes ficheiros de forma estratégica.”