De acordo com o site Distrowatch são mais de 800 as distribuições Linux que têm como base o Debian, RHEL, SUSE, Arch Linux (mas o número deverá ser bem mais elevado). Criar uma distribuição Linux não é propriamente uma tarefa difícil, isto porque a base já está feita.
Para quem quiser criar facilmente a sua própria distro Linux então conheça o SUSE Studio.
Plataformas para criar distribuições existem muitas, das quais se destacam o Remastersys, Ubuntu cutomization kit (UCK), Relinux, etc. Hoje damos a conhecer a plataforma Web SUSE Studio.
Depois de nos autenticarmos na plataforma (podemos inclusive usar as credenciais do Facebook), basta escolher o template, indicar a arquitectura (32/64 bits) e também um nome para a nossa distro.
Depois de escolhida a base, a plataforma disponibiliza várias funções para adicionar software, realizar configurações de base, acrescentar ficheiros e, por fim, de que forma queremos criar a nossa distro (LiveCD, Vmware, HyperV, etc).
Por exemplo, dentro de Configuration é possível proceder a configurações base, como por exemplo criar utilizadores, indicar o logo da distro, configuração da base de dados, definir o Runlevel, etc.
O SUSE Studio oferece todas as opções que precisa para criar a sua própria distribuição de uma forma simples e rápida. Se nunca experimentaram criar uma distro experimentem e surpreendam-se pela simplicidade.