A informação de que a Microsoft se está a preparar para lançar um novo browser não é novidade. Esta nova versão prepara-se para surgir com o Windows 10 e será uma alternativa ao Internet Explorer.
Mas, se até agora o Spartan, nome por que é conhecido internamente este browser, era apenas um rumor, surgiu agora a primeira imagem daquele que poderá ser o novo browser da Microsoft.
A ideia da Microsoft de criar um novo browser, que acompanhará as novas versões do Windows e que será complementar ao próprio Internet Explorer, prende-se com a necessidade de ter uma ferramenta para navegar na Internet que seja muito mais leve e que consuma menos recursos.
Foi por isso que, em Setembro deste ano passado, a Microsoft reuniu uma equipa de programadores para criar uma nova versão do seu browser, que fosse muito mais adequada às actuais necessidades dos utilizadores e que desse também acesso a novas funcionalidades.
Até agora foram criadas três versões de testes do Spartan, tendo sido a última delas criada em Dezembro, antes do Natal. A imagem que agora veio a público não é desta última versão mas sim de uma segunda versão, criada no princípio de Novembro.
Para já o Spartan ainda não pode ser visto a funcionar, mas o site BGR conseguiu ter acesso a uma imagem do que será este novo browser da Microsoft.
O que pode ser visto é uma interface completamente redesenhada e que reduz ao mínimo os elementos presentes, procurando assim ser o mais simples e fácil de usar.
Para além de toda a nova interface e dos elementos minimalistas que se espera que o Spartan tenha, existem ainda outras novidades importantes.
A mesma fonte que disponibilizou esta imagem revelou que este browser poderá ser controlado por voz, fazendo uso da Cortana, e também ter a capacidade de correr outros browsers dentro de si, desde que estes estejam instalados no Windows.
Vai assim ser possível ter quatro janelas a mostrar a mesma página Web, mas com visões distintas, consoante a janela.
Graças ao grau de secretismo deste projecto, a Microsoft tem mantido o Spartan longe do Windows 10, optando por desenvolvê-lo fora deste SO.
Espera-se, no entanto, que surjam informações sobre o Spartan já no próximo dia 21, dia em que será realizado pela Microsoft um evento dedicado ao Windows 10.