Numa simples compra de um Samsung Galaxy Nexus a partir da Google Play Store, surgiu uma descrição bastante curiosa que revelou a versão da próxima actualização de software que esse smartphone receberá.
Ainda praticamente nada é sabido acerca da nova versão do sistema operativo Android. O primeiro rumor, que apontava para o lançamento da nova versão no primeiro trimestre deste ano, revelou-se falso mas agora existe mais informação que leva a mais conclusões.
Primeiro que tudo, o evento Google I/O 2012 está a chegar e daqui a 5 dias, já a partir do próximo dia 27, serão conhecidas todas as próximas apostas da Google, incluindo para o Android. A probabilidade de surgir o anúncio da nova versão é muito alta, praticamente certa, até porque foi nesse evento que no ano passado foi anunciada a actual versão 4.0 Ice Cream Sandwich.
Ontem foi noticiado, pelo site DroidLife, que foi visto um pormenor bastante interessante aquando da compra de um smartphone Galaxy Nexus a partir da Play Store. Na altura do pagamento, podia ler-se a seguinte descrição do produto: “Galaxy Nexus HSPA+ – O mais recente smartphone da Google, brevemente o primeiro telefone com Android 4.1 Jell…”.
O “suposto erro” foi corrigido em breves minutos e aquela descrição não mais surgiu naquele produto, tendo sido alterada para “Galaxy Nexus HSPA+ – Galaxy Nexus HSPA+”.
O indício da versão Android 4.1 surge de acordo com as muitas especulações que surgem por toda a Internet e, eu próprio, nunca defendi a possibilidade de uma versão 5, não fazia sentido. Note-se que, desde o início, surgiram as versões 1.5, 1.6, 2.0, 2.1, 2.2 e 2.3. Embora duas delas tivessem o mesmo nome (2.0 e 2.1 foram ambas apelidadas de Éclair), as outras todas tiveram direito a um nome dedicado, contando com as “minor releases”. Apenas as versões Honeycomb não cumpriram essa lógica mas… tudo no Honeycomb foi uma excepção…
A nova versão do Android fará todo o sentido em ser a 4.1 e, devido a isso, não se esperam novidades bombásticas pois, como dei a entender acima, trata-se de uma “minor release”. É claro que a expressão “novidade bombástica” é bastante subjectiva, dependendo essencialmente da concorrência: o que já tem, o que terá este ano e o que ainda não tem.
Recentemente surgiu ainda outro pormenor relativo a um screenshot bastante “suspeito” existente na nova aplicação Google I/O 2012 disponível na Play Store. Como esta se trata de uma aplicação Google, é bastante provável que o smartphone utilizado tenha já software a que ainda ninguém tem acesso.
Notam-se algumas alterações, nomeadamente na barra de pesquisa (transparente e com um novo ícone do microfone). O ícone do Chrome pode também indicar que o “stock browser”, existente desde sempre no Android, poderá agora ser definitivamente substituído pelo Chrome.
Existe ainda outro facto bastante estranho: a hora mostrada em todos os screenshots dessa aplicação. 25:10 não será, de todo, uma hora. Eventualmente poderá ser uma data e isso aponta para 25 de Outubro! Será essa a data de disponibilização da actualização para o Galaxy Nexus? Será a data de lançamento do código à comunidade? Vamos ver e esperar com ansiedade pelos anúncios oficiais na próxima semana.