A última etapa da Sun Eco Tour decorreu hoje, em Lisboa. Este é um evento através do qual a Sun Microsystems tem apresentado a sua proposta de tecnologia eco-responsável, com a colaboração dos seus parceiros tecnológicos AMD, ParaRede e ATM Informática.
A empresa apresentou o seu conceito inovador de processadores multicore, em que um único sistema pode desempenhar as funções normalmente atribuídas a vários computadores com processadores normais, mas com uma eficiência energética também muito maior, ao funcionar a velocidades inferiores às dos sistemas tradicionais. A nova arquitectura permite igualmente um redução do espaço ocupado.
Segundo Jorge Salamanca, director-geral da Sun MicroSystems em Portugal, «se não se optar por uma política eco-responsável na adopção de plataformas tecnológicas, em 2015 os gastos relacionados com a alimentação eléctrica e refrigeração dos equipamentos informáticos que utilizamos irão superar o custo de aquisição dos mesmos, já para não falar de um devastador impacto ambiental».