Pplware

Street View chega ao Amazonas e Reserva do Rio Negro

A Google anunciou que, no âmbito de uma parceria com a Fundação Brasileira Amazonas Sustentável, passou a ser possível, através do Street View, visitar e passear pela Reserva do Rio Negro no Amazonas e respectivos rios, florestas e as comunidades locais e a sua cultura. A nova funcionalidade é disponibilizada no Dia Mundial da Floresta.

 

Deixamos o post publicado por Karin Tuxen-Bettman, Líder do projecto Google Street View no Amazonas. Neste link estão disponíveis imagens em alta resolução e vídeos sobre os bastidores deste projecto.

Visite o Amazonas e a Reserva do Rio Negro com o Street View no Dia Mundial da Floresta

No passado mês de Agosto, alguns membros das equipas do Street View Brasil, dos Estados Unidos e do Google Earth Solidário deslocaram-se, a convite, à bacia do Amazonas para recolherem imagens dos rios, florestas e comunidades da reserva do Rio Negro. Hoje, no Dia Mundial da Floresta, a Google disponibiliza estas imagens no Google Maps através do Street View. A partir de agora, é possível explorar a beleza e a diversidade do Amazonas.

Faça uma viagem de barco pelo Rio Negro e pelos seus afluentes mais pequenos onde a floresta é inundada. Passeie pelos caminhos de Tumbira, a maior comunidade da Reserva ou visite as outras comunidades que convidaram as equipas da Google para partilharem as suas vidas e cultura. Desfrute de uma caminhada pela Floresta Amazónica e veja onde é colhida a castanha do Brasil (castanha do Pára). É possível mesmo ver animais da floresta caso se procure com alguma atenção.

Floresta Amazónica

Para quem quiser fazer uma viagem guiada mais rápida pode recorrer ao Google Earth e fazer uma viagem pelo rio, floresta, ou pela comunidade de Tumbira.

Este projecto foi possível através de uma parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a organização de conservação não governamental local que convidou a Google a visitar a zona.

Para este trabalho foram utilizados os triciclos do Street View equipados com uma câmara com lentes fisheye — usadas habitualmente para recolher imagens no interior de lojas – para se obterem as imagens das paisagens naturais bem como das comunidades locais.

No total, foram tiradas mais de 2.000 fotografias para criar mais de 200 imagens panorâmicas imersivas de 360º.

Muitas das zonas do Amazonas, incluindo a Reserva do Rio Negro, estão sob jurisdição do Governo Brasileiro e com acesso restrito do público. Com este projecto, a Google espera que o Street View possa disponibilizar acesso a este local especial do planeta, que de outra forma não seria possível visitar e conhecer.

Em conjunto com a Fundação Amazonas Sustentável, a Google está muito satisfeita em poder ajudar a disponibilizar uma forma a permitir que todos, de investigadores a cientistas e curiosos de todo o mundo, possam conhecer melhor o Amazonas e como as comunidades locais estão a trabalhar para preservarem este ecosistema único para as gerações futuras.

Para aceder directamente à galeria Street View basta utilizar o Mapa do Brasil  e arrastar o ícone do Street View para o Rio Negro.

Post assinado por Karin Tuxen-Bettman, Líder do projecto Google Street View no Amazonas.

Exit mobile version